Empresa atua para antecipar a necessidade dos clientes, realizando serviços que garantam o abastecimento de energia elétrica
O Tocantins é um estado que enfrenta condições climáticas bem adversas. Quando não está passando pelo período de estiagem, quando as altas temperaturas favorecem as queimadas, encara as chuvas acompanhadas por fortes ventos e descargas atmosféricas. Com esse cenário, a distribuidora de energia não mede esforços para atuar de forma preventiva e preparar o sistema elétrico do estado para suportar a dualidade do clima.
Somente este ano, a Energisa Tocantins já realizou mais de 21 mil manutenções preventivas de Norte a Sul do estado. “Rotineiramente, nossas equipes vão à campo analisar e substituir os componentes elétricos antes mesmo que apresentem problemas. Assim, conseguimos manter o sistema em operação de forma confiável e segura”, explica o gerente de Construção e Manutenção da Energisa, Bruno Queiroz.
Além dessas manutenções, a empresa já realizou, apenas este ano, a substituição de mais de 1,5 mil postes, 1,1 mil ações de melhoria na rede e mais de três mil quilômetros de limpeza de faixa, ou seja, manejo de vegetação para mantê-la distante da rede elétrica.
A Energisa realiza manobras automatizadas com as quais é possível isolar um trecho afetado e transferir cargas de um ponto para abastecer outro, impactando os clientes por menor tempo. Além disso, a empresa possui equipes de Linha Viva, que atuam em manutenções em redes energizadas, sem a necessidade de desligamento temporário. Esses profissionais passam por treinamentos diferenciados, com foco em segurança, que os preparam para atuarem com a rede elétrica ligada utilizando equipamentos específicos e capazes de protegê-los. “Eles são especialistas nesse tipo de atuação e possuem vasta experiência no setor elétrico. Como todos os nossos eletricistas, sabem a importância de seguir cada norma de segurança e da utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, conclui o gerente.
E, mesmo que atue de forma igualitária e preventiva em todo o Tocantins, a distribuidora aponta que algumas regiões podem apresentar instabilidade na distribuição de energia. “Nas regiões de crescimento acelerado, como na capital, é possível que alguns pontos fiquem sobrecarregados. Apesar de termos equipes trabalhando initerruptamente, todos os dias da semana e 24 horas por dia, enfrentamos períodos em que o consumo é superior ao dimensionado, o que acaba prejudicando a distribuição uniforme de energia. Para solucionar estes casos não identificados de forma antecipada, buscamos atuar de forma pontual o mais ágil possível, tendo sempre como objetivo minimizar os impactos para os clientes”, explica o gerente de operações da Energisa, Alberto Cunha.
Para cumprir o desafio de manter a rede elétrica em pleno funcionamento de forma constante e segura, a Energisa sempre reforça a necessidade do diálogo com a comunidade. “Quando o cliente procura a empresa e sinaliza, por exemplo, que adicionou carga extra em sua residência ou comércio, traz à luz a informação de que aquela região precisa de uma nova análise do redirecionamento de cargas para abastecer de forma satisfatória a demanda do cliente”, esclarece Cunha.
O contato com a Energisa Tocantins pode acontecer de forma prática, rápida e sem precisar sair de casa. Por meio dos canais digitais, o cliente pode solucionar diversas demandas e solicitar serviços. Confira os canais de atendimento da Energisa Tocantins abaixo:
👉 Aplicativo para celular Energisa On
👉 Site www.energisa.com.br
👉 WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.
👉 Call Center – 0800 721 3330