Enem: ocupações em câmpus da UFT devem afetar mais de 2,5 mil inscritos

logo

Conecte conosco

Enem: ocupações em câmpus da UFT devem afetar mais de 2,5 mil inscritos

Adiamento afeta estudantes que fariam as provas nos locais ocupados. Segundo o Inep, os afetados farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro.

Por causa das ocupações na Universidade Federal do Tocantins (UFT) mais de 2,5 mil alunos que realizariam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos câmpus de Porto Nacional, Araguaína e Tocantinópolis, terão as provas adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro. Isso porque os três câmpus permanecem ocupados por estudantes que protestam contra o congelamento dos gastos públicos e contra a reforma do ensino médio.

O adiamento afeta apenas os estudantes que fariam as provas nos locais ocupados.

O câmpus de Araguaína foi ocupado por manifestantes na última segunda-feira (31). A ocupação em Porto Nacional já dura 5 dias e o protesto em Tocantinópolis teve início nesta terça-feira (1º).

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), só no estado do Tocantins, no próximo final de semana, 75.544 estudantes realizariam o exame em 75 locais de prova. Com as ocupações, mais de 2,5 mil desses participantes serão afetados. O número não leva em conta a ocupação no câmpus de Tocantinópolis.

O Ministério da Educação e Cultura informou que as provas não seriam aplicadas nas unidades de ensino que estivessem ocupadas até esta segunda-feira (31). O Inep afirmou nesta terça-feira (1º) que os inscritos não serão prejudicados, já que a prova será adiada com tempo hábil para a utilização dos resultados Sistema de Seleção Unificada (SISU), Fundo De Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Ainda de acordo com o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação colocaria em risco a segurança do Enem, pois é exigido um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação.

O local também requer estrutura, como acessibilidade para deficientes físicos, banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária, além de salas extras e estudo de plano de risco.

A UFT informou que não é possível prever o impacto da manifestação uma vez que não há um prazo definido para seu término e ainda disse que está aberta ao diálogo com os manifestantes.

Novos locais de prova
O Inep informou que está preparando um plano logístico para garantir a segurança e tranquilidade da aplicação das provas no início de dezembro. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente.

Os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados pelo próprio Inep por meio de SMS, e-mail e divulgação no site. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA