Apesar do aumento no total de endividados com cartão, o índice geral da Peic revelou uma queda de 4% na comparação anual e de 0,3%, em relação a janeiro
O endividamento com cartão de crédito subiu 2,7%, em Palmas, passando de 71,6%, em janeiro, para 74,3%, em fevereiro. É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).
O cartão de crédito ocupa o primeiro lugar entre as principais dívidas dos palmenses. No cenário nacional, o percentual é ainda maior: 77%. Em segundo lugar no ranking, está o financiamento de carros (23,5%) e os carnês ficam em terceiro, com 22,6%.
A pesquisa é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.
“O consumidor deve ficar atento ao uso do cartão de crédito, pois, apesar de ser prático, possui juros altos o que compromete o orçamento e pode levar à inadimplência”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.
Dados gerais
Apesar do aumento no total de endividados com cartão de crédito, o índice geral da PEIC revelou uma queda de 4% na comparação anual e de 0,3%, em relação a janeiro. Em fevereiro, 67,1% dos entrevistados declararam ter algum tipo de dívida.
Deste total, 11,5% disseram ter contas em atraso e 0,2% não conseguirão quitá-las no próximo mês. Os entrevistados afirmaram que as contas atrasam cerca de 46 dias e que comprometem oito meses com dívidas. A média de comprometimento da renda familiar ficou em 33,2%.
Para acessar a pesquisa completa clique aqui.