Embrapa marca presença na Expoabra 2022

logo

Conecte conosco

Embrapa marca presença na Expoabra 2022

A Embrapa está participando da edição deste ano da Expoabra – Exposição Agropecuária de Brasília, evento que segue até o dia 18 de setembro no Parque de Exposições da Granja do Torto (Brasília/DF). A empresa de pesquisa conta com um estande no local e pesquisadores também integram a programação técnica do evento.

Nesta terça-feira (13), o pesquisador da Embrapa Cerrados João Paulo Guimarães apresentou um trabalho feito pela Embrapa e pela Universidade de Brasília (UnB) que analisou a cadeia produtiva de alimentos orgânicos no Brasil. A palestra integrou a programação da Semana do Alimento Orgânico 2022 realizada pela Comissão da Produção Orgânica do Distrito Federal de 12 a 14 de setembro no espaço de capacitação Sebrae-Senar da Expoabra. Acesse aqui a gravação da apresentação.

O objetivo do trabalho foi descrever a cadeia produtiva de alimentos orgânicos, ressaltando as exigências para a certificação e apresentando as especificidades da cadeia, como o elo de produção, canais de comercialização, assim como aspectos mercadológicos. “Trata-se de um estudo inédito. Até então, não tínhamos informações reunidas em um único documento que apresentasse o comportamento de todos os elos dessa cadeia tão importante para o país”, afirmou o pesquisador.

Segundo ele, o potencial de crescimento da cadeia de alimentos orgânicos pode ser constatado pela demanda crescente, no consumo interno e externo, e pela credibilidade do processo de certificação. “Há necessidade ainda de buscar reduzir fragilidades como a baixa disponibilidade de alguns insumos, além da necessidade capacitação de pessoal para auxiliar na conversão do processo de produção convencional para o orgânico”, explicou o pesquisador.

O estudo foi publicado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na coletânea “Estudos em Agronegócio” que discute o desenvolvimento rural e o agronegócio brasileiro (acesse aqui a publicação_volume 5, página 279).

Homenagem – dentro da programação do 4º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável e 1º Fórum Internacional de Agricultura Sustentável, eventos realizados pelo Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) na Expoabra, o pesquisador da Embrapa Cerrados Éder Martins, estudioso do tema desde a década de 90, apresentou a palestra “Princípios geoquímicos, mineralógicos e granulométricos do manejo de remineralizadores”. Ele tratou dos efeitos diretos desses insumos e indiretos que acontecem no sistema e apresentou uma proposta de classificação dessas fontes.

Ao final da apresentação, todos foram surpreendidos por uma homenagem ao pesquisador, preparada pelo produtor e empresário rural Altivo Duarte, de Papagaios (MG). “Estou aqui para reconhecer sua trajetória e suas entregas. Quando o senhor apresentou esse tal de remineralizador, muitos te criticaram, o que compreendo, eu próprio, fazendeiro e minerador, tinha dificuldades para entender. Mas, o senhor continuou firme. Hoje seus ensinamentos estão revolucionando a agricultura do país”, destacou.

Segundo o produtor, a ideia da homenagem surgiu como forma de valorizar esse trabalho científico que diminui a quantidade de utilização de produtos químicos e melhora a rentalidade do agricultor. Na ocasião, ele entregou ao pesquisador uma placa em madeira fixada numa pedra que trazia o rosto do pesquisador e os dizeres: Mestre Eder, seus ensinamentos estão revolucionando a agricultura em nosso país. Obrigado por tudo! A peça foi fabricada com materiais produzidos utilizando as tecnologias disseminadas por ele. “Eu fui aqui apenas o portador dos agricultores anônimos deste imenso país. Muitos não têm a chance de falar para ele o quanto essa tecnologia mudou as nossas vidas”, destacou.

Programação – nesta quinta-feira (15) serão apresentados na Expoabra os resultados da “6ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro no CTZL/Embrapa Cerrados”, com premiação das melhores novilhas às 16h, no auditório anexo (saiba mais aqui: https://cutt.ly/gCB7aUa). E na sexta-feira (16), no auditório principal da Feira, a partir das 9h, o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, apresenta palestra com o tema “Tropicalização da fruticultura do Cerrado”.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA