“Temos as propostas certas para a inclusão ser realidade global em Gurupi, e não uma espécie de obrigação, feita de qualquer jeito”, declarou o candidato
Inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência foi o assunto central da Roda de Conversa com candidatos à prefeitura de Gurupi, realizada na noite de ontem, 30, pelo COMPCD – Conselho Municipal dos Diretos das Pessoas com Deficiência. Na ocasião, o candidato Cristiano apresentou propostas para essa camada da população e assinou o Termo de Compromisso elaborado pelo Conselho, em que garante dar a devida atenção às ações de inclusão na gestão municipal de 2025-2028.
“Quero parabenizar ao COMPCD por essa iniciativa de mobilizar os candidatos e voltar a atenção de todos a essa causa essencial na garantia da cidadania das pessoas com deficiência (PCDs), dos idosos e de todos aqueles que têm alguma limitação física. Tenho dito e repito que na minha gestão, a inclusão será uma prioridade, e não mera obrigação. Digo isso justamente porque Gurupi ainda não pôde experimentar um gestor compromissado com a causa”, apontou Cristiano.
Na oportunidade de fala, Cristiano destacou que irá implementar ações de inclusão em áreas essenciais para o desenvolvimento pleno das pessoas, como o esporte, educação e comunicação. “Temos, em nosso Plano de Governo, as propostas certas para a inclusão ser realidade global em Gurupi, e não uma espécie de obrigação, feita de qualquer jeito, quando dá. É assim que as gestões passadas escancaram que não priorizam as pessoas, mas sim a própria relevância”, concluiu.
As propostas do candidato Cristiano para as pessoas com deficiência são abrangentes e focam na inclusão social, esportiva e no acesso facilitado a serviços. Algumas das principais iniciativas incluem:
Esportes Adaptados: Cristiano propõe apoiar projetos que incluam PCDs na prática de paradesporto, incentivando a participação em diversas modalidades adaptadas, por meio de editais que disponibilizem apoio financeiro aos paratletas e a oferta de treinos em natação, futebol e corrida adaptados para esse público.
Secretaria de Inclusão de Pessoas: Ele planeja criar uma Secretaria de Inclusão de Pessoas, responsável pela implementação de políticas públicas voltadas a grupos em vulnerabilidade social, incluindo PCDs.
Inclusão em Programas Sociais: Cristiano pretende garantir que todos os usuários da política de assistência social, incluindo PCDs, sejam atendidos por meio de ações de prevenção, proteção e promoção de saúde.
Participaram da Roda de Conversa os três candidatos à prefeitura e o Conselho, composto por representantes da sociedade civil de diferentes associações ligadas à causa, como a Associação dos Amigos do Basquetebol – AGAB, Associação dos Portadores de Deficiência Física do Estado do Tocantins – Apodefetins, Associação dos Tradutores, Intérpretes e Guias-Intérprete da Língua Brasileira de Sinais do Tocantins – Atilsto. Representantes de secretarias do Governo Municipal também estiveram presentes.