O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) solicitou a criação da Medalha Valdez Aires Vasconcelos, que deverá ser concedida anualmente aos 10 extensionistas rurais em destaque do Tocantins, servindo como forma de homenagear seus esforços e contribuições para o desenvolvimento do setor agrícola e pecuário no Estado.
Os critérios de seleção dos homenageados devem levar em consideração a relevância e o impacto positivo das ações no meio rural, bem como a promoção da sustentabilidade, inovação e capacitação das comunidades agrícolas.
“A criação da Medalha Valdez Aires Vasconcelos é uma iniciativa que busca enaltecer e reconhecer a participação fundamental da extensão rural e dos extensionistas no desenvolvimento do setor agrícola e pecuário do país. A extensão rural desempenha um papel essencial na promoção do progresso sustentável e inclusivo nas comunidades rurais, atuando como ponte entre o conhecimento científico e tecnológico e a realidade do campo”, afirmou Mantoan.
De acordo com o documento, até o dia 06 setembro de cada ano, o Ruraltins- Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, a Embrapa e demais órgãos públicos ou privados que exerçam a extensão rural deverão encaminhar a indicação dos nomes escolhidos juntamente com sua qualificação à diretoria legislativa na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. A sessão solene poderá ser realizada em 06 de dezembro, dia Nacional da Extensão Rural e do Extensionista Rural.
Escolha de Valdez Aires Vasconcelos
Extensionista, Valdez foi escolhido pelo governador Siqueira Campos na fundação do Estado para ser o primeiro presidente do Ruraltins. Ele também foi presidente da Emater Goiás, gestor e militante das pautas agrícolas, tendo defendido o desenvolvimento de boas práticas no campo e tecnológico rural por 30 anos. “Por isso, nada mais justo nomear a Medalha Valdez Aires Vasconcelos para homenagear os extensionistas rurais do Tocantins, profissionais essenciais para o crescimento econômico, social e para agropecuária do Estado”, lembrou o deputado Mantoan.