Com o objetivo de garantir melhorias na gestão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA/24H, coordenada pela Fundação UnirG, serão ofertadas novas especialidades de saúde aos usuários. A partir do próximo ano, a novidade irá proporcionar mais um campo de estágio aos acadêmicos da Universidade de Gurupi – UnirG e, consequentemente, novos profissionais, ampliando assim os atendimentos.
Segundo o assessor da reitoria, professor Me. Rodrigo Disconzi, desde outubro a UnirG vem avaliando a missão de incluir novos cursos nos estágios da UPA/24h. “Foram feitas diversas reuniões com as coordenações de cursos para discutir como seria estipulado a divisão para que os acadêmicos possam atuar na Unidade, em prol da melhoria dos atendimentos. Inicialmente já estão confirmados os cursos de Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia e Educação Física. Os cursos de Farmácia, Enfermagem e Medicina já fazem estágios na UPA, mas terão uma equipe mais fortalecida com a chegada dos novos colegas”, disse o professor.
Disconzi disse ainda que a Enfermagem dará um novo suporte, a Psicologia também irá realizar um atendimento extremamente importante para a recuperação dos pacientes e a Pedagogia irá implantar a brinquedoteca. O curso de Educação Física também desenvolverá um atendimento importante à comunidade.
“Ainda este ano, definiremos todo o planejamento para que no início de 2023, consigamos dar o apoio com a participação dos estudantes. A Medicina já realiza o internato na UPA, vamos abrir espaço para que as Ligas Acadêmicas de urgência, emergência, intensiva, entre outras também possam promover ações em períodos específicos, auxiliando nos atendimentos dos usuários”, completou o assessor.
Para a reitora, Drª Sara Falcão, com a equipe multidisciplinar, novas especialidades farão parte dos atendimentos na UPA. “Será ofertado um serviço mais qualificado por meio dos nossos alunos e professores que são profissionais. Isso colabora para o crescimento do acadêmico por ter mais uma unidade de estágio, que faz a diferença na formação dele, vivendo novas perspectivas e recebendo novos aprendizados, além de beneficiar a população que ganha também tendo mais especialistas atuando na Unidade”, destacou.
Desde junho a UnirG assumiu a gestão da UPA/24H. A intenção foi atender ao pedido da Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, para melhorar a qualidade do serviço público, sem prejuízos ao servidor, além de ampliar as especialidades ofertadas e garantir uma gestão administrativa e financeira qualificada.