Como parte da OPERAÇÃO 010 SEGURA, as ações tiveram como objetivo a redução da violência no trânsito voltada para as condutas de risco dos motoristas no entorno do local do evento.
Na noite desta quinta-feira (12), o evento musical da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), aconteceu no Parque de Exposições do Sindicato Rural da capital, localizado ao lado da BR 010 e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal do Tocantins (PRF/TO) para fiscalização de trânsito e ações preventivas de acidentes.
Também estava presente no policiamento a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), a Polícia Militar (PM) e o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED).
O foco das fiscalizações foram para os crimes de embriaguez, excesso de velocidade ao volante e a não utilização do dispositivo de segurança. Durante as abordagens, foi constatado o crime em flagrante por embriaguez e cinco infrações por alcoolemia, sendo uma por constatação e quatro por recusa.
Vale ressaltar que a infração de dirigir sob a influência de álcool é gravíssima, onde o condutor responde pelo crime de embriaguez ao volante, com pena de detenção de seis meses a três anos. No caso de quem se nega a realizar o teste, são aplicadas as mesmas punições administrativas do motorista que realizou a verificação e foi constatada sua embriaguez.