Em entrevista ao jornalista Cleber Toledo nesta terça-feira, 3, via web, Josi Nunes destacou que é a única candidata à Prefeitura de Gurupi que possui preparo e parcerias para sanar os gargalos, desenvolver ações e fazer as obras que o município precisa para se desenvolver.
“Em nossa Gestão, o povo de Gurupi terá uma pessoa que respeita, que trabalha com afinco, que ama essa cidade, e que utilizará toda a sua experiência, preparo, conhecimento, e parcerias para viabilizar as obras e os avanços que o município precisa”, afirmou.
Josi foi questionada sobre suas propostas para diversos temas, dentre eles a saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana, transporte coletivo, desenvolvimento econômico e a crise fiscal a qual muitos municípios enfrentam.
Saúde
Na área da Saúde, Josi destacou que sua Gestão vai criar o Centro de Especialidades, com atendimento de médicos especialistas, e o laboratório municipal para realização de exames, além de implantar o agendamento virtual para marcação de consultas e exames via 0800, evitando que as pessoas precisem madrugar em filas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Josi vai propor ao Governo do Estado parceria para transformar o Hospital Geral de Gurupi (HGG) em um Hospital-Escola, ampliando os atendimentos em parceria com a Universidade de Gurupi (UnirG), principalmente nos atendimentos de alta complexidade. A candidata também vai buscar recursos para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região leste da cidade.
Educação
Na parte da Educação, Josi afirmou que o município precisa investir na educação infantil, ampliando o número de vagas nas creches, além de aumentar o tempo de permanência dos estudantes do ensino fundamental nas escolas, oferecendo ensino de Tempo de Integral com boa estrutura física e alimentação de qualidade.
Josi defendeu também que o município precisa avançar e fazer investimentos em equipamentos tecnológicos para que alunos tenham condições de continuar seus estudos mesmo em meio a imprevistos como a pandemia da Covid-19.
Segurança Pública
Josi elogiou o trabalho que a polícias Militar (PM) e Civil (PC) vêm realizando em Gurupi e afirmou que vai propor mais parcerias com o Governo do Estado para que a população se sinta cada vez mais segura.
Na entrevista, Josi garantiu que vai criar a Guarda Municipal de Gurupi, contribuindo para que o efetivo da PM foque mais na segurança ostensiva, e vai aumentar os investimentos em iluminação pública e em videomonitoramento.
Mobilidade Urbana
Questionada sobre suas propostas para conter os altos índices de acidentes de trânsito em Gurupi, Josi explicou que vai implantar um Plano de Mobilidade Integrado trabalhando ações que envolvem pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
Para isso, vai mapear as áreas da cidade que registram os maiores índices de acidentes de trânsito e implementar no local aumento da fiscalização, sinalização, redutores de velocidade e ações de cunho educativo. Josi também destacou que é preciso tirar o tráfego de veículos pesados de dentro da cidade, já que, além dos perigos costumeiros, as ruas são estreitas e não comportam o fluxo. A solução apresentada foi a construção da alça sul do anel viário ligando a BR-153 a BR-242.
Transporte Coletivo
Em relação ao transporte coletivo, Josi garantiu que vai reaver o processo de concessão para escolha da empresa que ficará responsável por oferecer o serviço à população. Josi destacou que a falta do transporte coletivo é uma das principais reclamações que tem recebido dos moradores durante suas visitas aos bairros de Gurupi e que a Prefeitura não pode se omitir da sua responsabilidade.
Desenvolvimento Econômico e Crise Fiscal
Na parte de desenvolvimento econômico, Josi apresentou seus projetos para a economia no pós-Covid. A candidata destacou que pretende fazer uma reforma tributária e incentivos fiscais às empresas instaladas em Gurupi. Aos microempresários, a proposta de Josi é oferecer capacitação em parceria com as universidades e o Sistema S, além de criar uma agência municipal que oferte crédito com taxas de juros e condições facilitadas.
Josi destacou também a importância do município voltar a investir no Parque Agrotecnológico de Gurupi, da reforma do aeroporto e da rodoviária, de parcerias com o Governo do Estado para a atração de grandes empresas e indústrias, além de utilizar a Lei das Micro e Pequenas Empresas para fazer a contratação de serviços e compra de produtos de fornecedores locais.
Referente à crise fiscal enfrentada atualmente por vários municípios brasileiros, Josi garantiu que não vai aumentar a carga tributária do município. Ela acredita que é possível cobrar impostos com valores justos e, com isso, reduzir a sonegação.
Josi propôs aumentar a arrecadação, ampliando os processos produtivos e o desenvolvimento econômico. “Iremos investir nos setores que mais trabalham e geram renda. Queremos criar uma cultura empreendedora, estimular que as pessoas criem seu negócio, por isso vamos ofertar crédito e capacitação aos pequenos e médio, e criar um ambiente favorável de negócios aos grandes empresários, oferecendo áreas para instalação das empresas e incentivo fiscal, por exemplo”, concluiu.