Na manhã deste domingo dia (19), o deputado e Pastor Eli Borges concedeu entrevista ao Portal do Amaral e falou sobre seus anseios e prioridades como deputado federal
Eli Borges (SD) que confirmou o seu registro de candidatura ao cargo de deputado federal com o objetivo de lutar, agora não apenas pelo estado Tocantins, mas por todo o país, concedeu entrevista ao Portal do Amaral na manhã deste domingo bastante otimista e confiante com uma vitória histórica.
Pastor da Igreja Assembleia de Deus, Deputado Eli Borges, já exerceu por três vezes mandato de vereador e está no quarto mandato como como deputado estadual. Ao Portal do Amaral, Borges afirmou que essa decisão de sair como candidato a deputado federal teve como base para sua decisão o anseio de seu eleitorado tocantinense, que tem grande respeito pela sua pessoa e principalmente por seu perfil político, que foi construído ao longo desses sete mandatos como parlamentar no Tocantins.
ENTREVISTA:
Portal do Amaral: Deputado Eli Borges, o que fez o Senhor deixar de concorrer à reeleição para mais um mandato como deputado estadual e optar por concorrer uma vaga na câmara federal nessa próxima eleição?
Deputado Eli Borges: Eu venho de três mandatos de vereador, quatro de deputado estadual, são sete mandatos, saio a deputado federal por compreender que o Tocantins sempre usufruiu do trabalho de outros irmãos que defendem a igreja, que defendem a família, de outros estados. Nós aqui do Tocantins temos uma dívida de gratidão com o Brasil, eu compreendo que nesse momento, pelas divergências que foram surgindo eu poderia ser esse homem que iria do Tocantins para somar com esses irmãos de outros estados para exercer a voz de defesa que tanto fazemos pelo reino, além de outros trabalhos que eu pretendo fazer lá como cidadão tocantinense.
Portal do Amaral: Deputado, como o senhor avalia o deputado Eli Borges em seus sete mandatos como parlamentar?
Deputado Eli Borges: Olha! Um político não tem que ser medido por aquilo que ele fala, mas por aquilo que ele faz. A Bíblia deixa isso claro. Contra fatos não há argumentos. Na prática eu fui indiscutivelmente um homem que Deus usou no estado para defender as nossas crianças, as nossas famílias, fui também uma voz muito forte na defesa da nossa liberdade religiosa, fui um apoio muito forte nas emendas parlamentares minha como deputado campeão, com destinação de emendas para recuperação de toxicômano. Tenho usado a tribuna da assembleia de forma veemente para defender a vida contra o aborto, que é uma questão nacional, mas que aqui influência lá. Então assim, por isso, pelo trabalho do meu gabinete, que empregamos pessoas todos os dias, todo ano, projeto resgate que eu atendi, quase 10 mil pessoas com apoio social, cerca de 40 mil atendimentos aos menos favorecidos, por ter sido conhecido já no mandato anterior para a revista em tempo como um dos candidatos mais atuantes da Assembleia Legislativa e termino dizendo eu não tenho nenhuma ação que deponha contra mim no aspecto ficha limpa, então o Brasil clama por gente desse perfil, então por ter esse perfil que tenho de trabalho e postura, eu me credencio a ter um voto do tocantinense.
Portal do Amaral: Caso eleito, quais os principais projetos que o senhor pretende defender em prol do estado do Tocantins?
Deputado Eli Borges: Bandeiras existirão como existem aqui, defesa da família, luta pela preservação da vida e contra o aborto, emendas parlamentares para ação de toxicômano, apoio muito forte em defesa do deficiente físico, e me posicionar contra mais de 800 leis que existem em Brasília que depõe contra a nossa liberdade religiosa. Então, isso são bandeiras que eu irei defender, postura política. Eu sou um dos quatro deputados que votou contra o aumento de impostos, do famoso pacotaço de 2015, e o meu histórico de voto me credencia para dizer que o mais importante do que o que eu digo é o que eu vivi na rotina do voto. Portanto ir para Brasília lutar contra a carga tributária é uma por exemplo. Nós trabalhamos 152 dias por ano pra pagar impostos no Brasil. A receita toma mais um pedaço nosso a cada dia que passa, não faz correção em favor do contribuinte, então o Brasil está assim de alguma forma, muito excessivo no sentido de invadir o suor do trabalhador. Então eu vou para Brasília ser mais uma voz na defesa real da sociedade.
Portal do Amaral: Deputado Eli Borges, sabemos que a situação no Brasil inteiro é muito crítica em todos os aspectos, na visão ótica do senhor, quais as que mais atenção merece?
Deputado Eli Borges: Se você por exemplo analisar o aspecto corrupção no Brasil, se você estancar a corrupção, você resolve 100% dos problemas de saúde do brasileiro. UTI, ambulância, médico. E o outro ponto sério é a segurança, nós continuamos em um mundo moderno, num mundo virtual, que tem câmeras de vigilância e que podem fazer um trabalho, mas que nós não aperfeiçoamos o nosso modelo de segurança, ele ainda é um soldado sem equipamento, em uma viaturazinha correndo o risco de levar um tiro. É preciso ter um novo modelo de segurança usando mais a tecnologia, o mundo virtual, e valorizando mais. Então a segurança, é um outro caminho que eu pretendo lutar forte. E um outro, é defender o Tocantins na política de geração de emprego e renda, porque o Brasil construiu uma instituição chamada com CONFAIZ, os estados grandes estão segurando o desenvolvendo dos pequenos, não permitindo que eles façam política fiscal que atraem indústrias, atraem empresas para gerar emprego e renda, então nós estamos fadados no Tocantins a continuar pobres pelas próximas décadas, é preciso ir pra Brasília e gritar. Um exemplo é que exportamos energia e temos uma das energias mais caras do Brasil, o Tocantins na questão de energia serve como barriga de aluguel, nós temos a energia, exportamos e compramos uma das energias mais caras do Brasil, em um estado quente que usa mais tecnologia que usa muito mais energia como ar condicionado e etc. Então eu vou lá pra fazer essa boa luta, boa guerra.
Portal do Amaral: Como deputado estadual, observamos que todos os momentos que necessitou, o senhor nunca se recuou ou baixou a cabeça na hora de lutar e brigar em defesa da família e religião, caso seja eleito, esta luta continuará em Brasília?
Deputado Eli Borges: Eu tenho uma frase que me acompanha, a maior avaliação do homem é o passado dele, eu tenho sete mandatos, você pode ver que eu não tive enriquecimento ilícito, tenho um céu na ponta da estrada, então nada, absolutamente nada vai me tirar da visão de político profeta que vai lutar pelo patrimônio chamado família e, não dizendo que está lutando como eu vejo muitos políticos aí dizendo, de fato lutando em outras demandas nossas. Se tem um assunto que tem tomado forma no Brasil e que vai prejudicar igrejas nossas no Brasil todo é a liberdade religiosa, no sentido a não discriminação, hoje você não pode mais pregar certos temas no púlpito, hoje para você implantar uma igreja, você tem que ouvir os vizinhos. Então a gente percebe que o cerco vai se fechando, aí eu fico fazendo registo, por exemplo milhares de irmãos não pararam para perceber que um dia essa gostosa liberdade religiosa pode acabar por causa de uma lei forte, e quem faz as leis? É o deputado federal, neste caso muito mais o federal, mais também o deputado estadual, o vereador, tudo começa de Brasília, eu vou para a fábrica inicial das leis, se Deus tiver esse projeto comigo, agora eu acredito que os irmãos vão compreender isso, não adianta votar mais por abraço, por trocar de favores, agora é preciso de votar pela instituição mais gostosa que existe no mundo, mais maravilhosa que tem no mundo, igreja. Agora espero que entendam que eu não vou lá só por isso, isso é dever cristão, a bandeira anticorrupção faz parte do meu DNA, a minha postura faz parte do meu DNA. Além disso a carga tributária, aberturas para industrializar no estado, emendas para locais que eu considero que promovem o ser humano como ser humano farão parte do meu trabalho que eu acredito que vai ser histórico, não vou para Brasília para brincar, estou preparado para a missão e, acredito que com a ajuda de Deus estarei construindo uma história muito bonita como deputado do Tocantins se o povo de Deus entender isso, é claro eu tenho voto fora da igreja, todos aqueles que querem um político decente eu acredito que para a glória de Deus eu vou ser, como tentei ser na posição de deputado estadual.
Portal do Amaral: Deputado, neste momento gostaria de deixar o espaço em aberto para o senhor responder alguma pergunta que não lhe foi perguntado, mas que gostaria de externar e/ou fazer as suas considerações finais.
Deputado Eli Borges: O demônio da corrupção, da malandragem você expulsa ele em oração, mas também com o voto certo para a pessoa certa. Não adianta só usar púlpito e dizer nós temos que orar pelo Brasil, mas a prática desse orar pelo Brasil é o voto, que ele seja exercido, que todos aqueles que defendem a visão do cristianismo, do modelo bíblico, que amam a Bíblia possam votar de maneira correta por pessoas que não apenas estarão expoliando a sociedade e fazendo promessas mirabolantes, mas que tenham um histórico de postura decente de defesa de nossos valores e de nossos princípios.