Em Belém, secretário Marcello Lellis representa o Tocantins e destaca compromisso da gestão estadual em prol da redução do desmatamento

logo

Conecte conosco

Em Belém, secretário Marcello Lellis representa o Tocantins e destaca compromisso da gestão estadual em prol da redução do desmatamento

Painel reuniu governadores e representantes dos estados amazônicos para debater soluções inovadoras para a amazônia brasileira

Cumprindo intensa agenda em Belém – PA, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, participou nessa quinta-feira, 10, de compromissos paralelos à Cúpula da Amazônia, encerrada nessa quarta, 9. A agenda complementar incluiu um encontro com o tema “Inovação, Finanças e Natureza”, iniciativa do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal em parceria com a Nature Finance.

Marcello Lelis teve a companhia do secretário da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café, além do secretário executivo da mesma Pasta, Adenieux Santana, e da diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Florestas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Cristiane Peres.

Explorando a bioeconomia no contexto da Cúpula da Amazônia, o evento contou com diversos painéis que trataram de temas como tecnologia, finanças e estratégias de investimento para a região, tendo como público representantes de governos, setor privado, instituições financeiras, organizações filantrópicas, ONGs e universidades.

Um desses painéis, nomeado “Governadores da Amazônia trazendo suas perspectivas sobre a bioeconomia”, contou com a participação ativa do secretário Marcello lelis, que representou o governador Wanderlei Barbosa. Respondendo várias perguntas, ele destacou o esforço do Governo do Estado em busca de soluções inteligentes e inovadoras para o enfrentamento do desmatamento e da degradação florestal, como o Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins.

“Nós estamos em pleno processo de implementação desse projeto, que pela sua envergadura revolucionará toda a nossa política ambiental, envolvendo as comunidades indígenas e tradicionais, além dos agricultores familiares, os médios e também os grandes produtores rurais do Estado. A aposta nesse projeto é muito grande, pois não se trata apenas de futuro, mas do agora, o presente, já que em breve começam a entrar os primeiros recursos”, ressaltou.

Durante a programação na capital paraense, o gestor da Semarh do Tocantins dividiu ainda experiências e ideias com os colegas gestores ambientais dos estados da Amazônia Legal, como a secretária de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do estado do Acre, Julie Messias, e o secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA