A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO), apontou que no ano de 2017, o Órgão emitiu 20 mil 438 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O número é quase o dobro das que foram emitidas em 2016, um total de 12 mil documentos. Araguaína emitiu em 2017, 7 mil e 500 carteiras, seguida por Palmas, com 6 mil e 87.
“A antecipação na busca da Carteira de Trabalho mostra a confiança do trabalhador nas oportunidades de emprego que estão surgindo. No ano passado, o Governo do Tocantins incentivou a emissão de CTPS principalmente nos mutirões realizados em várias cidades”, observou a Secretária da Setas, Patrícia do Amaral, dizendo que essas mobilizações foram uma alternativa para quem não conseguia chegar a um dos postos do Sine mais próximo de suas cidades.
Apesar da crise econômica em 2017, as colocações no mercado de trabalho também foram positivas para o Estado. No ano passado, das 8 mil 876 vagas ofertadas pelos empresários, o Sine garantiu 6 mil 162 delas, ou seja: mais de 50% do total oferecido.
No entanto, no ano de 2016, as vagas de empregos foram 10 mil 470, sendo que o Sine garantiu 5 mil e 094 delas. A secretária Patrícia disse que, apesar de 2016 o número de vagas ter sido maior que o de 2017, o saldo do ano passado pode ser considerado bom, principalmente se observado ao que foi considerado o ano de uma das piores recessões econômicas do Brasil. “De Norte a Sul do País acompanhamos os assuntos relacionados à crise nacional. Mas ainda assim mantivemos a nossa credibilidade junto às empresas garantindo mais de 50% de vagas oferecidas”, alertou.
“No ano passado o Sine pôs em prática uma série de estratégias pontuais para que nós pudéssemos estar ainda mais próximos ao trabalhador quanto do empresário”, observou a Secretária da Setas. A afirmação diz respeito a uma série de ações feitas pela Entidade, como mutirão de captação de vagas junto aos empresários, qualificação profissional semanal para os usuários do Sine, palestras nas empresas para os colaboradores, entre outros.