Com à aproximação do fim da janela partidária, militares da Região do Sul do Estado articulam levantar nomes do meio da caserna, que tenham uma melhor afinidade e simpatia com a categoria PM, BM (ativos, inativos e pensionistas).
O Projeto BANCADA MILITAR, a princípio implantado pelas associações que representam às categorias, tinha como propósito inicial a união de todos os militares em uma só legenda partidária em torno de escolher lançar no máximo três candidatos entre aqueles que melhor se identifiquem com o anseio da tropa, independe de já ter sido ou não detentor de algum mandato.
Os Pretensos candidatos da Região Sul não ficaram para trás, e na realização de diversas enquetes dentro do segmento alguns nomes foram evoluindo e sendo testados, dentre estes o Sgt. Jenilson, Sgt. Ferreirinha e Tenente Ivandir.
O Sgt. Ferrerinha, atual vice-presidente da ASPRA, foi inclusive candidato a vereador nas eleições de 2020, onde buscava uma vaga na câmara municipal da cidade de Gurupi, porém com uma votação mediana não conseguiu se eleger. Mesmo ainda não tendo definido se sairá ou não candidato nas próximas eleições, é um dos que está entre os cotados.
O Sgt. Jenilson por sua vez não se reelegeu vereador em 2020, mas estava a frente da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), onde deixou a pasta recentemente devido alguns desgastes, e mesmo sendo um dos três preferidos na enquete do segmento, o ex-parlamentar ainda não definiu o seu futuro político, se concorrerá ou não a uma vaga na Assembleia Legislativa.
Outro nome que se destacou nas enquetes do segmento foi do Tenente Ivandir. Militar oriundo da Polícia Militar de Goiás, Tenente Ivandir é Bacharel em Direito, é um dos sócios fundadores da ASPRA – Associação dos Praças e Servidores Militares do Tocantins. Inclusive já sendo Presidente. Por ainda não ter sido candidato a cargos públicos eletivos, segue com ótima aceitação.
Ao que tudo indica, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins deve contar com um considerável número de candidatos a deputado estadual com origem na vivência militar.
A chamada Bancada Militar se prepara para alçar novos voos, para ocupar seu merecido espaço na política tocantinense. E, por isso, particularmente, aqui na região sul do Tocantins.
Com o sugestivo nome do Projeto Bancada Militar, amparados pelo apoio de entidades representativas da classe, já ficou claro que os militares querem ter uma representação forte no Legislativo Estadual. E para atingir esse objetivo, as articulações em torno desse tema se intensificam cada vez mais.
A preocupação maior é que a região sul do Estado esteja bem representada na Assembleia Legislativa pelos militares. Agora, é esperar para ver o resultado das urnas.