Sete candidatos ao Palácio Araguaia já foram confirmados. Os partidos, federações e coligações terão até o próximo dia 15 para registrarem as candidaturas.
O Tocantins tem sete candidatos ao Palácio Araguaia confirmados. O prazo para realização das convenções partidárias terminou nesta sexta-feira (5). Os partidos, federações e coligações terão até o próximo dia 15 para registrarem as candidaturas.
O primeiro turno das eleições será no dia 2 de outubro e a partir do dia 16 de agosto estará liberada a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Confira a lista de candidatos, confirmados, ao governo do Tocantins, em ordem alfabética.
Coronel Ricardo (PMB)
O nome do Coronel Ricardo Macedo foi confirmado pelo PMB para concorrer ao governo do Tocantins nas Eleições de 2022. O partido ainda definiu que o candidato Geldes será o vice da chapa. A convenção do PMB ocorreu presencialmente na noite de sexta-feira (5), no auditório de um hotel, em Palmas.
Em seu discurso, Coronel Ricardo disse que, se eleito, pretende atuar no combate à corrupção por meio de auditorias e contratações de profissionais técnicos. “Nosso primeiro projeto, primeira ação, é iniciar com o combate à corrupção em nosso estado. É um problema que já está arraigado há anos em nosso estado e nós precisamos corrigir isso aí. É um trabalho duro, mas temos que encarar.”
Ricardo Ignácio de Macedo é natural de Porto Nacional e tem 57 anos. É coronel aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), onde exerceu diversos cargos. Esta é a primeira vez que Ricardo Macedo se candidata a um cargo público.
Irajá Abreu (PSD)
O PSD lançou o nome de Irajá Abreu para concorrer ao governo do Tocantins. A convenção do partido ocorreu na cidade de Lavandeira, região sudeste do estado, nesta sexta-feira (5). Os partidos Avante e PRTB apoiam a candidatura do político.
Irajá, que atualmente é senador pelo Tocantins, preside o PSD no estado. O evento durou até o fim da noite e anunciou nomes para concorrer aos cargos de deputado estadual e deputado federal. O partido não anunciou quem vai concorrer como vice-governador durante a convenção.
Natural de Goiânia (GO), Irajá Silvestre Filho tem 39 anos. É formado em Publicidade e Propaganda e já trabalhou como empresário e produtor rural. Filho da também senadora Kátia Abreu (Progressistas), Irajá já ocupou o cargo de deputado federal por dois mandatos, entre os anos de 2012 e 2018. Também atuou como Secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária no governo do Tocantins. Em 2018, foi eleito o senador mais novo da história do país, com 35 anos.
Karol Chaves (PSOL)
A federação formada pelos partidos Rede e PSOL confirmou o nome de advogada Karol Chaves (PSOL) para disputar o governo do Tocantins. O vice da chapa é Silvio de Sousa (PSOL). A convenção dos partidos ocorreu de forma virtual no último domingo (31).
“Importante ter me colocado à disposição como uma candidatura compromissada com o povo Tocantinense em sua diversidade, compromissada com os movimentos sociais do campo e da cidade, com movimento de mulheres, com indígenas, negros, quilombolas, LGBTIs e todo o povo tocantinense”, comentou a candidata.
Karol Chaves tem 41 anos e é natural de Osasco (SP), mas vive no Tocantins desde 1992. Ela é advogada, especialista em direitos das mulheres e pessoas LGBTQIs, e mestre em desenvolvimento regional.
Luciano de Castro (DC)
O partido Democracia Cristã (DC) confirmou o nome do médico Luciano de Castro para concorrer ao governo do Tocantins. A vice da chapa será Luciene Mamedes, também do DC. O partido ainda não formou coligação com nenhum outro partido.
A convenção partidária foi na sede do DC, em Palmas, nesta sexta-feira (5). “Nós temos propostas para todas as áreas, temos um projeto que a partir da divulgação da candidatura, o registro hoje, a gente vai divulgar a público para toda a população com propostas para saúde, educação, indústria, comércio, mas nós queremos mudar essa triste realidade de corrupção”, afirmou.
Luciano de Castro Teixeira é médico e profissional do Hospital Geral de Palmas (HGP). Nos últimos anos ele disputou as eleições para os cargos de deputado estadual, prefeito e depois vice-prefeito de Palmas, deputado federal e vereador da capital, mas não foi eleito e nunca ocupou cargo político.
Paulo Mourão (PT)
A federação formada pelo PT, PV e PCdoB confirmou o nome do ex-deputado federal Paulo Mourão (PT) como candidato ao governo do Tocantins. A vice da chapa será a Professora Germana (PCdoB). A convenção dos partidos foi realizada na quinta-feira (4).
“Nossa prioridade no governo é promover um desenvolvimento onde o processo da educação seja o principal fato para estruturação e geração de renda. Precisamos qualificar nossos jovens e gerar renda através de um sistema cooperativado com agricultura familiar, fortalecendo o agronegócio, integrando nossas universidades como fator de diálogo e construção de debates”, afirmou o candidato.
Paulo Sardinha Mourão tem 66 anos. Ele é formado em engenharia agronômica e tem uma longa carreira política. Seu primeiro cargo foi como deputado federal constituinte pelo Tocantins, permanecendo na Câmara por quatro mandatos. Mourão também foi prefeito de Porto Nacional e deputado estadual.
Ronaldo Dimas (PL)
O partido PL confirmou nesta sexta-feira (5) o nome de Ronaldo Dimas (PL) para concorrer ao governo do Tocantins. Freire Júnior (MDB) foi anunciado como vice. O encontro dos partidos ocorreu presencialmente no Espaço Cultual, em Palmas.
Em seu discurso, Dimas afirmou que entre suas prioridades de governo estão a saúde, a recuperação de estradas, a segurança pública e auxílio aos municípios. “Precisamos que o interior tenha a mesma qualidade de vida da capital. Meu compromisso com os municípios é destinar pelo menos 2,5% do orçamento. Fazer com que o município tenha capacidade de investir no que acha que é prioridade. Vamos fazer plano de trabalho, dinheiro na conta e obra realizada pelos prefeitos e prefeitas”, disse.
Ronaldo Dimas Nogueira Pereira tem 61 anos, é natural da cidade de Frutal (MG). Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba, também é empresário. Foi eleito como prefeito de Araguaína em 2012, reeleito em 2016 e comandou a cidade por dois mandatos, até o final de 2020. Também atuou como deputado federal de 2003 a 2007 e foi candidato a vice-governador em 2006 ao lado de Siqueira Campos, mas não foi eleito. Esteve à frente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), do Sesi e Senai por dois mandatos (1997 a 2003) e ocupou outros cargos públicos no estado.
Wanderlei Barbosa (Republicanos)
O governador Wanderlei Barbosa foi confirmado como candidato à reeleição pelo partido Republicanos, nesta sexta-feira (5), em convenção no Centro de Convenções de Palmas. O vice da chapa será o ex-deputado e ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PDT), que chegou a ser relacionado a uma candidatura própria, mas desistiu para compor a chapa.
“Meu projeto principal é cuidar das pessoas, cuidar do povo. Vou cuidar melhorando os hospitais cada vez mais, melhorando as nossas escolas, melhorando a vida do servidor público, melhorando a qualidade de vida do povo tocantinense. Esses são projetos fundamentais. Segurança Pública vamos cuidar da mesma forma, entretenimento, esporte, são projetos que vamos levar adiante”, destacou o candidato à reeleição.