Eleitores de Gurupi escolhem os representantes que atuarão na proteção das crianças e adolescentes nos próximos quatro anos.
Neste domingo, 1º de outubro, os eleitores de Gurupi, tiveram a oportunidade de escolher os conselheiros tutelares que serão responsáveis por defender os direitos das crianças e adolescentes da cidade pelos próximos quatro anos. Com 3.957 votos válidos, a eleição foi marcada por uma competição acirrada entre 10 candidatos.
A eleição, cuja logística foi inteiramente organizada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), contou com o apoio da Justiça Eleitoral e a fiscalização do Ministério Público Estadual para garantir a transparência e legitimidade do processo.
Os eleitos para o cargo de conselheiro tutelar foram:
➡️ Carlos Eduardo – 789 votos
➡️ Lauro Júnior Marques – 643 votos
➡️ Sônia Segger – 528 votos
➡️ José Guimarães – 429 votos
➡️ Liliane Luz – 414 votos
Além dos votos válidos, houve 1 voto em branco e 10 votos nulos. A posse dos conselheiros eleitos está agendada para o dia 10 de janeiro de 2024, e eles exercerão seus mandatos até o final de 2028.
O papel dos conselheiros tutelares é crucial na proteção das crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados ou ameaçados. Suas atribuições incluem atender às famílias em situações delicadas, aplicar medidas apropriadas aos pais ou responsáveis, tomar medidas protetivas quando crianças e adolescentes estiverem em risco, encaminhar ao Ministério Público denúncias que envolvam infrações contra os direitos da juventude e fiscalizar entidades de atendimento às crianças e adolescentes.
Neste ano, a apuração dos votos foi realizada de forma online, garantindo mais agilidade e transparência ao processo eleitoral. A contagem dos votos foi concluída às 18h26, proporcionando resultados rápidos aos eleitores de Gurupi.
A eleição de conselheiros tutelares é fundamental para assegurar que as vozes das crianças e adolescentes sejam ouvidas e que seus direitos sejam protegidos. Os eleitos têm a importante missão de zelar pelo bem-estar e pelo futuro das jovens gerações da cidade.