O grupo é formado por cerca de 300 professores que atuam para melhorar a educação pública do país
A diretora Marisa Aparecida Alves Santos, da Escola Estadual Novo Horizonte, em Palmas, e o professor Weliton de Freitas Silva, de educação física, do Colégio Estadual Cândido Figueira, localizado na cidade de Figueirópolis, participaram em São Paulo, neste final de semana, do Encontro de Coordenadores da Rede Conectando Saberes.
A Rede é formada por professores de todo o Brasil, com o apoio da Fundação Lemann, o grupo conta com mais de 300 educadores comprometidos com uma educação pública de qualidade em todo o país.
Dentre os objetivos que o grupo pretende alcançar estão: aumentar a participação de professores na elaboração das políticas públicas educacionais; criar espaços presenciais ou virtuais para compartilharem boas práticas pedagógicas e criar meios para motivar os professores.
Marisa explicou que participar da Rede Conectando Saberes é um privilégio, pelas oportunidades de intercâmbio com professores. “A qualidade da educação pública é um desafio diário de muitos heróis espalhados pelo Brasil afora. E a cada encontro saímos mais motivados a mudar o país no chão da nossa escola”, frisou.
Marisa coordena o Núcleo de Palmas, que tem a participação de 11 professores, e esclareceu que o seu objetivo é compartilhar as experiências do Conectando Saberes para outros professores da Diretoria Regional de Educação de Palmas. No Brasil, o Conectando Saberes já conta com 59 núcleos. “Esses são professores que acreditam na educação pública de qualidade. E a importância de participar é que você compartilha suas ações e ouve os relatos dos colegas”, ressaltou.
Ampliar a rede em Figueirópolis
O professor Weliton também ressaltou a importância de participar do evento. “O momento foi significativo para a minha carreira profissional, pois, além de adquirir novos conhecimentos, apresentar ideias e sugestões, o encontro foi de suma importância para a implementação do núcleo da Conectando Saberes de Figueirópolis e ter ideia de onde buscar parcerias para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem na unidade escolar”, esclareceu.
Weliton ressaltou que agora vai reunir professores que compactuam com o propósito de lutar por uma educação pública de qualidade. “No primeiro momento, faremos a divulgação e convites a alguns professores para que conheçam como funciona a rede. Posteriormente, vamos levantar as demandas de nossa comunidade escolar para verificar o que e como fazer para buscar efetivamente as mudanças necessárias”, comentou.