Diretores escolares, coordenadores pedagógicos, e supervisores de ensino e técnicos da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), participaram nesta terça-feira, 25 de uma formação online realizada para prestar apoio e orientações às escolas da rede municipal na retomada das aulas presenciais prevista para 02 de agosto deste ano. O evento foi promovido pela Rede Colaboração Tocantins (RCT), entidade ligada à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (UNDIME-TO).
Essa formação municipal foi a primeira dentro da proposta de formação, acompanhamento e avaliação para gestão da situação do setor educacional nesta pandemia da Covid-19. Outros encontros estão previstos para este ano, como explica Régyna Diná de Paula, supervisora municipal da RCT.
“As formações da Rede Colaboração Tocantins prima por orientar as escolas a garantirem as condições de segurança e os protocolos sanitários necessários à proteção da saúde e da vida dos estudantes e servidores, na retomada das aulas presenciais, para que o direito à educação possa ser garantido com responsabilidade e confiança”, disse.
Formações
Essa primeira etapa de formação teve cerca de duas horas e meia de duração e debateu assuntos como a oferta educacional, planos de ação específicos na rede municipal de educação de Gurupi para a volta às aulas presenciais previstas em formato híbrido e com data marcada para serem retomadas no início do segundo semestre deste ano.
As assistências às unidades de ensino do município contam com três blocos de atuação entre os quais a oferta dessas formações para equipe gestora e orientações curriculares para aprendizagem de qualidade, a partir dos parâmetros nacionais e estaduais para o período de pandemia. Na rede municipal de educação de Gurupi a RTC vai formar cerca de 80 servidores.