Educadora da Seduc dá dicas para bom uso e conservação dos Livros Didáticos

logo

Conecte conosco

Educadora da Seduc dá dicas para bom uso e conservação dos Livros Didáticos

Dia 27 de fevereiro é lembrado nacionalmente como o dia do livro didático. Em todo o Estado, alunos e professores têm realizado atividades para homenagear essa, que é uma das ferramentas pedagógicas utilizadas nas escolas. É com os livros didáticos que as crianças começam a mergulhar no mundo da aprendizagem, com as lições, exemplos e atividades das mais variadas disciplinas e áreas de conhecimento.

Do letramento ao final do ensino médio, os alunos sabem que podem contar com o suporte pedagógico fornecido pelos livros. Seus autores e organizadores ficam na memória daqueles que folhearam suas páginas e absorveram o conhecimento contido em seu interior.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza, anualmente, a distribuição de obras que foram selecionadas no ano anterior e que serão a companhia dos alunos durante todo o período letivo. Em 2019, estão matriculados na rede estadual de ensino mais de 155 mil alunos que irão folhear, preencher e aprender com os livros distribuídos às escolas.

Como todo bom companheiro no dia a dia da sala de aula, os livros didáticos também merecem uma atenção especial para que possam durar o ano todo e, quem sabe, auxiliar a outras crianças no universo escolar. Para isso, a educadora Andreia Cristina Campos, técnica do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) da Seduc dá dicas de como cuidar e manter os livros durante o ano letivo.

Encapar

De acordo com a técnica, encapar os livros faz com que eles sejam conservados, não permitindo que suas capas sujem ou rasguem. “Além disso, os livros ficam personalizados”, destacou.

Manuseio

Aqui, a dica é não abrir e folhear os livros com as mãos molhadas, ou sujas. Essa sujeira e umidade, segundo a educadora, acabam indo parar nas páginas dos livros, danificando-as e dificultando sua leitura e compreensão do conteúdo. “Nunca trabalhe com mãos molhadas, ou sujas. Também não é recomendado fazer tarefas perto de comida e bebida, pois pode acontecer um acidente”, frisou.

Dobrar

Uma ação muito comum entre os alunos é o de dobrar as páginas ou a capa dos livros para marcar um assunto. Esta atitude, segundo Andreia, também pode danificar a publicação. “Se as páginas do livro forem dobradas várias vezes, elas poderão se soltar”.

Orelha

Este cuidado é voltado para quando o livro for guardado dentro da mochila. Quando feita com desleixo ou pressa, os livros podem formar “orelhas”, aquelas pequenas dobraduras no cantinho da página. Isso danifica o conteúdo da obra, acelera o desgaste do papel e deixa o livro feio. “Por isso, é importante ter cuidado quando for guardar o livro na mochila ou na bolsa. Além disso, cuidado para não apoiar os braços e cotovelos na beirada dos livros”, completou Andreia.

Guardar

A organização dos livros didáticos é fundamental para facilitar o acesso a seus conteúdos quando necessário. Desta forma, segundo a técnica do PNLD, o ideal é que os livros sejam guardados em locais secos, arejados e que sejam de fácil acesso para quando for necessário localizá-lo para uso.

Horário de aula

Aqui vai uma dica que une a organização dos livros e o bem-estar dos alunos. Ficar sempre atento aos horários das aulas, e quais disciplinas serão estudadas em determinados dias, é fundamental para que somente os livros necessários sejam colocados nas mochilas e bolsas dos alunos. Desta forma, além de evitar o transporte desnecessário das obras utilizadas em sala de aula, os estudantes evitam carregar peso em excesso beneficiando sua saúde física e mental.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA