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Educador de Gurupi cria estratégias pedagógicas para ajudar alunos e professores

Reginaldo Lima, coordenador pedagógico da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, faz a diferença na educação tocantinense

Dedicação e compromisso é o que define o professor de língua portuguesa, Reginaldo Lima, que atua como coordenador pedagógico na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, localizada em Gurupi. Além de uma rotina de trabalho intensa, durante os intervalos, ele senta com os alunos para orientá-los sobre a produção de textos e, nessa conversa, ele foi adquirindo experiências e superando antigos conceitos sobre o perfil dos alunos e a aprendizagem.

“Na minha jornada de estudos, aprendi que não existe essa questão de que os alunos ‘não conseguem escrever textos amplos’ ou que ‘não sabem escrever’, com o tempo entendi que é uma questão de motivação. Percebi que predomina nos alunos o sentimento de insegurança e medo de não conseguir ou de ser criticado”, contou.

Com essa constatação, Reginaldo passou a dedicar mais atenção aos alunos interessados em aprender mais sobre redação, montou uma equipe de estudos preparatórios para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e está orientando alunos inscritos no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) que escrevem projetos para serem apresentados na Câmara dos Deputados.

“O que tenho passado para eles é a necessidade de fazer um reajuste na linguagem. Outro aspecto importante é o fato de sempre motivá-los a escrever algo que faça parte de sua realidade, valorizando assuntos que eles têm interesse, com isso, ganho tempo, pois eles buscam, vão atrás de conhecimentos”, contou.

Reginaldo também criou estratégias para orientar os professores de língua portuguesa. “Organizamos momentos especiais para a troca de experiências em horários alternativos. Conheço o que é exigido nas avaliações externas como Enem, vestibulares e direciono momentos de capacitação sobre essas avaliações. Compartilho com eles estratégias de como motivar os alunos para a leitura, formas de como fazer as correções dos textos utilizando os recursos da reescrita e promovemos momentos para a socialização das estratégias e metodologias que deram certo nas escolas”, explicou. Nessas formações, os professores destrincham a matriz curricular da área de linguagem, observam as habilidades e competências exigidas e os descritores.

Nas formações com os professores, Reginaldo aproveita para convidar colegas que lecionam em outras unidades escolares e uma de suas ações foi organizar um intercâmbio entre os professores da área de linguagem das escolas de Gurupi, com a parceria dos assessores de Currículo da Diretoria Regional de Educação de Gurupi. “São momentos para que os professores possam apresentar suas metodologias e estratégias de ensino que deram certo, como também, selecionar materiais didáticos e apresentar ferramentas complementares como sites e aplicativos”, frisou.

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