Instituições Presbiterianas de Gurupi conquistam lugares de destaque e celebram prêmios em cerimônia emocionante
Em uma emocionante cerimônia realizada no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), premiou 57 projetos vencedores no concurso Escola que Transforma. A cidade de Gurupi se destacou, com seis escolas sendo agraciadas, evidenciando o compromisso com a inovação educacional. As duas escolas do Instituto Presbiteriano estão entre as vencedoras que foram. Sendo elas, Instituto Presbiteriano Araguaia, Instituto Presbiteriano Educacional, Colégio Cem Bom Jesus, Colégio Militar, Instituto Educacional Passo a Passo e Ceja.
Celebrando o Protagonismo Educacional em Gurupi
Na entrega dos prêmios, os vencedores foram honrados com troféus e, ainda neste mês de dezembro, receberão valores em dinheiro. O Instituto Presbiteriano Araguaia conquistou o 1º lugar com o projeto da professora Miriam Nunes, uma iniciativa inovadora que uniu leitura e teatro, transformando o aprendizado em uma experiência criativa para os estudantes.
Impacto na Educação Tocantinense
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou o significado do prêmio ao reconhecer e valorizar os esforços de educadores e estudantes do Tocantins. Destacou que foram mais de 2.000 projetos analisados, envolvendo mais de 400 escolas da rede estadual e 294 da rede municipal.
O secretário Executivo da Seduc, Edinho Fernandes, enalteceu o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), afirmando que é a maior ação voltada ao fortalecimento da educação na história do país, destacando a visão inovadora do professor Fábio e do Governador Wanderlei Barbosa.
Cenário Estadual de Inovação e Protagonismo Estudantil
Ao ser questionado sobre a importância do projeto para o estado, especialmente para Gurupi, o Superintendente Regional de Educação de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo, expressou sua admiração e gratidão. “Essa conquista é um marco para nossa cidade. Os projetos apresentados não apenas refletem o empenho dos educadores, mas também a qualidade do ensino em Gurupi. Estamos muito orgulhosos dos nossos vencedores, que brilharam nesse cenário estadual, mostrando que a inovação e o protagonismo estudantil são fundamentais para o desenvolvimento da educação.”
Protagonismo e Criatividade
A vencedora do 1º lugar, professora Miriam Nunes, explicou que a iniciativa não apenas fomentou o gosto pela leitura, mas também estimulou a criatividade e promoveu o verdadeiro protagonismo dos estudantes por meio de atividades prazerosas de leitura, criação e dramatização.
Reconhecimento e Agradecimentos
A Diretora do Instituto Presbiteriano Araguaia, Adriana Beatriz Martins Lemes, expressou profunda admiração pela iniciativa da professora Miriam Nunes da Silva e por todos os colaboradores e estudantes envolvidos. A diretora destacou o impacto da ação “Leitura: Fermento para o Protagonismo” na transformação da educação, inflamando a paixão pelo aprendizado e fortalecendo o espírito de protagonismo dos estudantes.
O Instituto Presbiteriano Educacional também vencedor do prêmio, conquistou o o 3º lugar, evidenciando a qualidade e a inovação no ensino em Gurupi com o Projeto – A Leitura além das Palavras idealizado pela Coordenadora de Apoio Pedagógico, Claudilene dos Santos Almeida.
Inovação e Protagonismo em Destaque
A premiação do concurso Escola que Transforma não apenas celebra conquistas individuais, mas ressalta o compromisso do Tocantins em promover uma educação inovadora e transformadora. Os projetos premiados demonstram que a criatividade, a leitura e o protagonismo estudantil são elementos essenciais para o desenvolvimento educacional no estado.