logo

Conecte conosco

Educação se reúne com Federação das Apaes para fortalecer parcerias com as escolas especiais

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, reuniu-se com a direção da Federação das Apaes do Tocantins (Feapaes-TO) e diretores de escolas especiais para avaliar as iniciativas realizadas e o fortalecimento das ações, por meio da parceria com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.

No encontro, nesta quinta-feira, 6, com gestores e técnicos da Seduc, foram discutidas ações relacionadas à gestão, ao pedagógico e à organização institucional. Também foi proposta a constituição de uma comissão com representantes da Federação, Apaes, diretores escolares e servidores da Pasta para discussão de demandas das unidades de ensino.

A gestora da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que “a partir desse diálogo com as instituições parceiras da Educação, houve um avanço significativo nos últimos anos com mais benefícios aos profissionais que atuam nas Apaes e melhoria no atendimento à educação especial”. 

Segundo a presidente da Feapaes, Marciane Machado Silva, o encontro contribuirá para o fortalecimento do trabalho das escolas especiais. “Foi um momento para discutir as nossas especificidades e conquistas das Apaes para que a gente possa avançar cada vez mais e somar esforços para poder refletir na ponta a qualidade do trabalho e do ensino”, destacou.

“Essa abertura do Governo do Tocantins mostra o esforço e uma vontade grande de fortalecer as Apaes do Estado e melhorar a qualidade de vidas dos alunos”, acrescentou o presidente da Apae de Colmeia, Raimundo Dias dos Santos Filho.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Robson Vila Nova, destacou o comprometimento do Estado no apoio às escolas especiais. “Vivemos um importante momento para a política de educação especial no Brasil e no Tocantins não poderia ser diferente. No Estado, essas escolas são regulamentadas pelo Conselho Estadual de Educação e credenciadas ao sistema estadual de ensino. Esse é um encontro histórico porque possibilita fazermos uma avaliação do trabalho desenvolvido nas unidades e planejar os próximos passos”, frisou.

Representantes de 13 Apaes do Estado participaram da reunião: Palmeirante, Bandeirante, Taguatinga, Cristalândia, Dois Irmãos, Nova Olinda, Couto Magalhães, Tabocão, Fátima, Ponte Alta, Araguaçu e Natividade.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.