Nesta terça-feira, 2, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007, com o objetivo de divulgar informações para a população sobre o autismo e, com isso, reduzir a discriminação e o preconceito. Na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a comemoração acontecerá na quinta-feira, 4, às 9 horas, no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Márcia Dias Costa Nunes, localizado na Quadra 403 Sul.
Na ocasião, serão realizadas duas palestras; uma sobre Medicamentos como aliados para o desenvolvimento e qualidade de vida, com a neuropediatra Adria Maria Simões Silva. A segunda palestra abordará o tema Ensinar comportamentos é promover aprendizagens, que será ministrada pela psicóloga e pedagoga Ivanize Alves de Castro Martins.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, oferece aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oportunidades de serem inseridos no ensino regular, um Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais e o atendimento em escolas especiais das Apaes, que são conveniadas com a Seduc.
Os alunos com Transtorno do Espectro Autista recebem atendimento conforme as suas necessidades educacionais especiais, nos casos de maior comprometimento, a Seduc disponibiliza um professor auxiliar para acompanhar individualmente o estudante e no turno inverso, o aluno participa das atividades preparadas nas Salas de Recursos Multifuncional.
“A inclusão escolar e o atendimento educacional especializado dos alunos com TEA são imprescindíveis para o desenvolvimento das funções mentais superiores, do comportamento funcional, da comunicação verbal e não verbal, das interações sociais. Viabilizando assim, melhor qualidade de vida para os alunos com TEA e suas famílias”, explicou Paola Regina Martins Bruno, gerente da Educação Especial.