A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes aplicará nesta quinta-feira, 30, e sexta-feira, 31, as provas do 1º Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os alunos da rede pública estadual que cursam a 3ª série do ensino médio.
O objetivo é proporcionar aos estudantes uma experiência com as especificidades do Enem. O simulado contemplará provas das quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
O professor Edson Carlos Mendes dos Santos, do Grupo de Trabalho do Enem, explicou como funcionará a logística para a realização do simulado. “Um técnico da Seduc irá para cada Diretoria Regional de Educação (DRE) para acompanhar a aplicação das provas, e os servidores das DREs irão auxiliar a realização do simulado nos municípios”, frisou. A Seduc enviou orientações para escolas, professores e alunos sobre a aplicação das provas.
Edson Carlos alertou aos alunos que observem as recomendações. “O simulado terá o mesmo formato das provas do Enem aplicadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo tempo para a resolução das provas, os mesmos critérios para a correção dos gabaritos e das redações”.
A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, ressaltou a importância desse momento. “Nesse 1º Simulado do Enem, vamos proporcionar aos alunos o máximo possível da realidade, o cenário do dia do Enem, com todas as regras e exigências oficiais. Com isso, os nossos alunos estarão mais familiarizados e mais preparados para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, que ocorrerá no final do ano”.
Entre os critérios exigidos nesse simulado estão: a observância do horário de fechamento dos portões; o estabelecimento de fiscais para as salas de aula e corredores; a proibição do uso do celular ou outros aparelhos eletrônicos na sala de aula e a utilização de caneta transparente preta para preenchimento dos gabaritos. Também será exigida do participante a apresentação da Carteira de Identidade. O gabarito será divulgado na segunda-feira, 3.
Para o diretor Eduardo Tavares Júnior, da Escola Estadual Arcelino Francisco do Nascimento, da cidade de Bandeirantes do Tocantins, a aplicação do simulado contribui para o fortalecimento da aprendizagem. “Poderemos identificar as disciplinas em que os estudantes apresentam mais dificuldades para podermos intensificar os estudos com o intuito de melhorar o desempenho dos alunos. Será um treino, no qual os estudantes estarão se preparando psicologicamente, exercitando o controle da ansiedade”, frisou.