Evento teve início nessa terça-feira, 9, e prossegue até esta quarta-feira, 10, em Palmas
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realiza, em Palmas, nessa terça-feira, 9, e nessa quarta-feira, 10, o primeiro encontro de formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), no estado do Tocantins.
A formação faz parte das ações do Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada e tem como finalidade a capacitação de professores da Educação Infantil dos municípios tocantinenses, para que implementem práticas pedagógicas envolvendo a linguagem oral e escrita com as crianças pequenas.
A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro, ressaltou a importância do encontro. “A gestão estadual tem investido bastante na educação tocantinense e tem pensado como uma educação de território, por meio da parceria entre o governo federal, o estado e os municípios. Nosso objetivo é garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa e isso passa pela valorização e capacitação dos professores”.
A presidente da Undime Tocantins, Luiza Brasileiro, reforça a importância da parceria entre estado e municípios. “Essa parceria vem ao encontro do fortalecimento da política de compromisso de todos em prol da criança alfabetizada. A Undime se sente comprometida com todas as ações que envolvem o desenvolvimento da criança. Por isso, nós estamos aqui consolidadas numa parceria de território, nesse compromisso maior, que é garantir alfabetização a todas as crianças na idade certa”, afirmou.
A coordenadora local do LEEI, Menissa Bessa, destaca a importância do curso não apenas para os professores, mas especialmente para as crianças. “Nosso objetivo aqui são as crianças tocantinenses de 4 e 5 anos. Queremos ser instrumentos para que elas tenham acesso à cultura escrita, compreendendo que o acesso ao conhecimento é um direito delas. Isso representa uma das grandes oportunidades de superar desafios que enfrentamos em nosso país”.
Para Sandra Maria de Sá Pereira, professora e formadora da Educação Infantil de Luzinópolis, a formação tem gerado grande expectativa, pois é voltada especificamente para a educação infantil. “Acredito que será muito proveitoso e trará uma experiência enriquecedora para nossas escolas. Essa parceria é muito positiva para os municípios, representando algo diferenciado. Minha expectativa é que seja bem aproveitado, resultando em benefícios significativos”.
Alfabetiza Mais Tocantins
Lançado em fevereiro deste ano, o Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada tem a meta de atender 78 mil estudantes dos 139 municípios. Para implementar o programa, o Governo do Tocantins está investindo R$ 8 milhões em ações desenvolvidas por meio da Seduc e que englobam estratégias como formação continuada para os profissionais, concessão de bolsas para articuladores e formadores, entrega de material estruturado para professores e estudantes, além de premiação das boas práticas.