As escolas têm autonomia para desenvolverem estratégias de integração entre comunidades escolar e local na discussão do Projeto Político Pedagógico
Todas as escolas da rede estadual desenvolvem na sexta-feira, 24, atividades relacionadas ao Projeto Político Pedagógico (PPP). Esse é um instrumento que proporciona condições para que a escola se organize, identificando os desafios a serem superados e coloque em prática as estratégias para alcançar seus objetivos.
O principal objetivo do Dia D do PPP é promover a integração das comunidades escolar e local no planejamento escolar, no âmbito das dimensões pedagógica, jurídica, financeira e administrativa.
Para a gerente de Gestão Educacional da Secretaria de Estado da Educação, Lêda Maria Tomazi Fagundes, esse um momento fundamental para que as escolas possam discutir ações de melhoria do ensino e aprendizagem. “É importante que as escolas promovam essa discussão, análise e avaliação das ações com o intuito de fortalecer o currículo, tendo como foco a melhoria da aprendizagem”, destacou a gerente.
O PPP é um documento jurídico que norteia as ações da gestão escolar. A gerente reforça que as escolas têm autonomia pedagógica para desenvolverem as atividades do dia D. Como sugestões, podem ser realizadas rodas de conversas, atividades esportivas, de lazer, saúde, cultura, de profissionalização, palestras, de modo que contribua para uma integração saudável entre famílias e escolas.