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Educação promove formação sobre avaliação de gestão escolar

Servidores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participam até esta sexta-feira, 22, da Formação de Monitoramento e Avaliação da Gestão Escolar. O objetivo da ação é contribuir para a qualidade do ensino da educação básica para atende ao acordo de compromisso firmado entre o Banco Mundial e o Governo do Tocantins, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

 A formação, que ocorre no auditório da Universidade do Tocantins (Unitins) teve início nessa segunda-feira, 18, é direcionada  para as equipes de gestão do fortalecimento, supervisão e técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DRE) que farão o monitoramento e avaliação da equipe gestora das unidades escolares da rede pública estadual, a fim de fomentar a melhoria da gestão com foco na aprendizagem do aluno.

A formação é dividida em cinco módulos sobre conceitos de Administração e Gestão para Resultados; Monitoramento; Indicadores; Avaliações Institucionais; Cenário Normativo e Dimensão Administrativa; Dimensão Pedagógica e Dimensão Jurídica. As atividades serão realizadas individuais e em grupos.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Educação, Euzamar Araújo Souza, o encontro com duração de 40 horas é uma oportunidade para discussões, reflexões sobre a gestão escolar, seus desafios diários, e elementos que possam colaborar com a melhoria do ensino nas unidades. “Este trabalho de monitoramento nos fará refletir sobre as escolas, suas práticas, filosofias na política de gestão, além de trocas de conhecimento e principalmente ideias e sugestões que levem ao desenvolvimento das escolas, que refletirá na melhoria dos índices da educação”, destacou.

Luciene Alves Pereira, coordenadora do projeto de formação, salientou que há três anos trabalha em ações que visam sistematizar e operacionalizar um instrumento padrão que avalie as unidades. “Nossa operacionalização acontecerá em três etapas, primeiro com um diagnóstico da escola, em que o técnico fará uma análise sobre os pontos cruciais da unidade e a partir deste diagnóstico será possível orientar as intervenções necessárias para se chegar aos resultados, obter avanços e consequentemente novos desafios”, detalhou.

 O consultor responsável pela elaboração e treinamento da equipe, Marcelo Torres Pinheiro, enfatizou a importância do monitoramento para intervenção, melhoria, avanços e resultados. “É preciso que tenhamos planejamento, e trabalharemos a gestão em quatro pilares: o administrativo, pedagógico, jurídico e financeiro, pois o gestor precisa ter o espírito de liderança, ser proativo, e a partir da compreensão técnica será possível aplicar a somatória de conhecimento em qualquer escola, uma vez que o técnico será o corresponsável por este trabalho e toda a comunidade precisa estar ciente que deve atuar como agentes da democracia”, concluiu o consultor.

O trabalho é dividido em cinco módulos sobre conceitos de Administração e Gestão para Resultados; Monitoramento; Indicadores; Avaliações Institucionais; Cenário Normativo e Dimensão Administrativa; Dimensão Pedagógica e Dimensão Jurídica. As atividades serão realizadas individuais e em grupos.

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