logo

Conecte conosco

Educação promove Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares da rede estadual

Os gestores das 500 escolas estaduais do Tocantins serão atendidos pela formação que ocorrerá em 10 módulos, ao longo do ano de 2023

Visando construir um ambiente que fortaleça os gestores escolares no processo pedagógico, administrativo e nas tomadas de decisões, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. A abertura foi realizada nesta quinta-feira, 23, na sede da Pasta, com a participação de diretores Regionais de Educação e das unidades de ensino, além de técnicos das 13 Diretorias Regionais da Educação (DREs).

O curso é uma proposta de formação da Seduc em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). A intenção da Pasta é estender a formação a todos os diretores escolares. Serão 10 módulos com encontros síncronos e atividades que totalizarão 180 horas.

Na abertura da formação, o secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, ressaltou que o intuito do curso é proporcionar subsídio às demandas da gestão escolar em seus diversos aspectos “e de efetivar a mentoria de diretores por meio de trocas de experiências, vivências e aprendizados de forma coletiva”.

Conforme a gerente de Gestão Educacional da Seduc, Lêda Maria Tomazi Fagundes, além dos diretores escolares, outros profissionais também serão contemplados com os conhecimentos do curso. “Para a aplicação da mentoria na prática escolar, os diretores formarão, concomitantemente, os coordenadores pedagógicos de suas unidades escolares. Desta forma, todo esse conhecimento será compartilhado com mais pessoas e assim buscamos melhorar, cada vez mais, a atuação das equipes gestoras das nossas escolas”, enfatizou.

O coordenador da Formação de Gestores da Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), José Roberto Júnior, destacou a importância da parceria para a realização do curso. “Identificamos essa necessidade importante de formar nossos gestores de forma contínua, e, juntos, fomos construindo esse modelo concretizado por meio do regime de colaboração MEC, Universidade e Estado”.

Lêda Maria Tomazi explicou que os diretores mentores serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no curso – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A professora doutora, Maria Cecília Luiz, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, palestrou sobre as bases teóricas e práticas estabelecidas na proposta metodológica da formação que priorizam as abordagens que tratam do acolhimento às diversidades. “A proposta é promover um espaço de trabalho pedagógico coletivo, de troca de saberes dessa vivência dos próprios profissionais, numa cultura colaborativa, com objetivos comuns”, pontuou.

Caroline Longhi, da Escola Estadual Abílio Wolney, de Dianópolis, destacou a importância da socialização dos conhecimentos entre os gestores – Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Uma das diretoras mentoras é Caroline Longhi, da Escola Estadual Abílio Wolney, de Dianópolis. “Acredito que o diretor mentor é um construtor que trabalha para fomentar os conhecimentos, num processo de escuta ativa, de diálogo. Juntos, nós, diretores, reconhecemos nos nossos desafios, os pontos positivos para construirmos o nosso o objetivo maior, que é a aprendizagem dos nossos alunos”, ponderou.

Diretores das DREs e das unidades escolares participaram da abertura do curso nesta quinta-feira, em Palmas – Marcio Vieira/Governo do Tocantins 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA