Profissionais da Educação, professores, coordenadores, gestores, equipe diretiva das secretarias de educação, de escolas públicas e privadas fazem parte do público-alvo do encontro educacional ‘Educação para TransformAção’ que vem sendo realizado desde de terça-feira, 19, em Gramado (RS).
Para representar a Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) marcam presença no Centro de Exposições Expogramado o gestor da pasta, Secretário Davi Abrantes, a Diretora de Gestão Pedagógica, Marquilia Resplandes, e o Diretor de Apoio às Escolas e ao Estudante, Altieres Ribeiro.
Este que é considerado o maior Encontro Educacional do Sul do País, tem como tema Educação Disruptiva: Pilares de uma Escola que Acolhe, Supera, Inova e Transforma. O objetivo dos organizadores é promover durante três dias de programação um amplo debate sobre o papel da educação na transformação da sociedade, principalmente diante do cenário da pandemia da Covid-19 que exigiu adaptações de métodos educacionais. “O foco principal é discutir a educação disruptiva e suas propostas de inovações tecnológicas e metodológicas como alternativa para superar as dificuldades enfrentadas pelo modelo tradicional de educação, de tal forma que venha aperfeiçoar o que já existe”, explicou a Diretora de Gestão Pedagógica da SEMEG, Marquilia Resplandes.
Ainda segundo Marquilia o evento vai contribuir como uma bagagem enriquecedora de conhecimentos. “As discussões e provocações do Congresso podem levar os gestores da rede municipal de Educação de Gurupi a pensar sobre as possibilidades de solução para as problemáticas oriundas do período pandêmico e as que a rede já enfrentava mesmo antes, tais como a não adesão às tecnologias da informação e comunicação como recurso didático, dificuldades de aprendizagem, exclusão digital, evasão, entre outros”, disse.
Programação
A programação do encontro, que segue até esta quinta-feira, 21, inclui conferências, painéis, palestras, mesas de debate, minicursos e atividades extras como visitas à exposição, encontros com palestrantes que serão realizados antes do início das atividades, nos intervalos e após o término. “O fato de estarmos inseridos no contexto das discussões sobre educação em âmbito nacional, nesse momento, é considerado por nós como uma forma de estarmos mais preparados para tomarmos as decisões que nos cabe mais assertivamente e orientarmos os demais educadores nas suas tomadas de decisões também, visto que não há consenso sobre os desafios, muito menos sobre as possíveis soluções para a educação do Século XXI”, finalizou a diretora.