Em alusão ao Dia do Índio, comemorado no próximo dia 19 de abril, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) expõe, no hall do órgão, até o próximo dia 20, fotografias e artesanatos. Além disso, a Educação também realiza atividades paralelas como as etapas do Curso de Licenciatura Intercultural nas aldeias e o monitoramento pedagógico nas escolas indígenas.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento da Educação Indígena da Seduc, Cleide Araújo, desde o primeiro ano da gestão, a Seduc propôs a construção de uma agenda de trabalhos, denominada Agenda 19 de Abril, que compreende todas as políticas, programas e ações voltadas para os povos indígenas.
“São realizadas, constantemente, ações que visam à construção de políticas educacionais voltadas ao fomento da cultura, e desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas, em atendimento as legislações vigentes”, afirmou.
Com uma margem de aproximadamente 15.000 indígenas habitantes no Estado, a Seduc tem respondido às demandas dos povos. Com a política pública de Educação Integral e Humanizada, proposta por esta gestão, são atendidos aspectos que evidenciam a integralidade do currículo, que compreendem as práticas pedagógicas sistematizadas, conhecimento secular, tempo dedicado às atividades do cotidiano das aldeias, costumes, tradições, rituais, ciências e demais conhecimentos da cultura.
Segundo o secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, a Educação Integral e Humanizada considera como elementar a superação das desigualdades socioeducacionais. “Temos a população indígena com toda a carga histórica, cultural e antropológica e que precisa, obviamente, da atenção dessas políticas. Aproveitamos esse momento para discutirmos o desenvolvimento da educação escolar indígena”, disse.