logo

Conecte conosco

Educação expõe fotografias e artesanatos para lembrar o Dia do Índio

Em alusão ao Dia do Índio, comemorado no próximo dia 19 de abril, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) expõe, no hall do órgão, até o próximo dia 20, fotografias e artesanatos. Além disso, a Educação também realiza atividades paralelas como as etapas do Curso de Licenciatura Intercultural nas aldeias e o monitoramento pedagógico nas escolas indígenas.

ÍndiosDe acordo com a gerente de Desenvolvimento da Educação Indígena da Seduc, Cleide Araújo, desde o primeiro ano da gestão, a Seduc propôs a construção de uma agenda de trabalhos, denominada Agenda 19 de Abril, que compreende todas as políticas, programas e ações voltadas para os povos indígenas.

“São realizadas, constantemente, ações que visam à construção de políticas educacionais voltadas ao fomento da cultura, e desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas, em atendimento as legislações vigentes”, afirmou.

Com uma margem de aproximadamente 15.000 indígenas habitantes no Estado, a Seduc tem respondido às demandas dos povos.  Com a política pública de Educação Integral e Humanizada, proposta por esta gestão,  são atendidos aspectos que evidenciam a integralidade do currículo, que compreendem as práticas pedagógicas sistematizadas, conhecimento secular, tempo dedicado às atividades do cotidiano das aldeias, costumes, tradições, rituais, ciências e demais conhecimentos da cultura.

Segundo o secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, a Educação Integral e Humanizada considera como elementar a superação das desigualdades socioeducacionais. “Temos a população indígena com toda a carga histórica, cultural e antropológica e que precisa, obviamente, da atenção dessas políticas. Aproveitamos esse momento para discutirmos o desenvolvimento da educação escolar indígena”, disse.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA