logo

Educação Especial é tema de formação na Regional de Dianópolis

O encontro é voltado para os servidores que atuam com os estudantes deficientes ou com altas habilidades, atendidos pelas escolas da rede estadual

Na perspectiva de fortalecer a Educação Especial no sudeste tocantinense, a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis está promovendo formação continuada para os profissionais que atuam nas escolas estaduais com estudantes deficientes ou com altas habilidades. A capacitação acontece nos dias 6 e 7 de agosto envolvendo cerca de 20 professores e coordenadores.

O encontro é ministrado pela assessora de Educação Especial da DRE, Gabriela Almeida Araújo, e tem como objetivo oferecer o aprimoramento quanto à sistemática do Atendimento Educacional Especializado, realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais, instaladas nas escolas regulares.

O tema da formação é: O atendimento educacional especializado e as práticas inclusivas. Conforme a formadora, a capacitação contínua possibilita a melhor atuação dos educadores, “tendo em vista a interação entre os professores com base na socialização de experiências vivenciadas e o alinhamento de suas práticas no que tange à proposta da educação inclusiva”, destaca Gabriela.

A professora Alcileia Rezende dos Santos, que atua na Sala de Recursos do Colégio Estadual Alfredo Nasser, em Porto Alegre do Tocantins, afirma ser “um privilégio poder participar das formações de Educação Especial, pois permite o crescimento profissional, pessoal, e reflete no trabalho desenvolvido com os alunos”, ressalta.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Agostinho de Almeida, Arlene Pereira da Silva Machado, o encontro oferece novas possibilidades de atuação junto aos alunos da Educação Especial, fortalecendo a qualidade do ensino ofertado.

“Momentos como esse são de extrema importância para o professor do Atendimento Educacional Especializado, pois nos dá suporte teórico e metodológico para enriquecer a prática pedagógica. A capacitação atende a uma das necessidades da categoria, que é estar sempre atualizando os conhecimentos para agir com segurança e eficiência”, pondera.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.