Representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participaram de reunião nesta terça-feira, 22, para articulação dos programas de formação de professores da Educação Básica, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica, nas escolas da rede estadual.
Na proposta, está a oferta de mil vagas para estudantes de licenciatura da UFT, sendo 600 vagas para o Pibid e 400 vagas para o Programa Residência Pedagógica.
As Instituições de Ensino Superior (IES) apresentaram, ao Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), os projetos de iniciação à docência. Agora, por meio de Regime de Colaboração com a UFT, a Seduc irá selecionar as unidades escolares que receberão os discentes.
A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Adriana Aguiar, salientou a importância desses programas para a formação dos licenciandos. “É preciso investir na formação desses estudantes que irão fazer parte das escolas. A experiência de conhecer as rotinas de sala de aula é importante para a preparação desses profissionais”, afirmou.
Maria José de Pinho, diretora de Projetos Especiais e Educacionais da UFT, também comentou a influência destes programas. “Além do ensino, esses projetos agregam valor à formação dos estudantes, que precisam do convívio nas escolas para que tenham uma formação completa”, finalizou.
Pibid e Residência Pedagógica
O Pibid tem o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica, desde o início de sua formação. Os discentes são acompanhados por um professor da escola e um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.
Já o Residência Pedagógica tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, proporcionando a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.