Educação busca parceria com a Roquette Pinto para uso de conteúdos educativos no Tocantins

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Educação busca parceria com a Roquette Pinto para uso de conteúdos educativos no Tocantins

Pensar novas estratégias para garantir que o processo de ensino e aprendizagem continue alcançando resultados positivos tornou-se uma necessidade durante o período da pandemia da Covid-19.

Para isso, a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, e a superintendente de Educação Básica, Amanda Pereira Costa, participaram nessa quinta-feira, 26, de uma reunião com representantes da Roquette Pinto – Comunicar para educar!, no Rio de Janeiro.

A reunião com o presidente da fundação, Francisco Câmpera, é fruto da busca de parceria da Seduc, para o uso do material educativo, produzido pela Roquette Pinto, com os estudantes da rede estadual de ensino do Tocantins. “A equipe de educadores e profissionais de comunicação do instituto utiliza o que há de mais atual em tecnologia a fim de produzir conteúdos educativos e nós viemos conhecer as possibilidades de uso desses materiais”, explicou Adriana Aguiar.

A Roquette Pinto é responsável pela produção de programas em alta definição (FHD), com distribuição satelital e em múltiplas plataformas (TV, computador, tablet, smartphone e smart TV) por streaming, vídeos sob demanda (VoD) entre outros serviços que reúnem tecnologia de ponta, acessibilidade – seja por meio de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legenda aberta (ou oculta) para surdos ou por meio de projetos com audiodescrição para cegos – e conteúdos educativos.

Conforme a superintendente de Educação Básica da Seduc, Amanda Pereira Costa, a reunião com a instituição foi positiva. “A Roquette Pinto é uma das idealizadoras da TV Escola, da qual já conhecemos os conteúdos disponíveis por meio da TV aberta, internet e aplicativo e tem também a TV INES, que disponibiliza conteúdo audiovisual acessível ao público surdo. Conhecer toda essa estrutura nos deixou bem empolgadas com a possibilidade de uso desses conteúdos”, pontuou.

Os conteúdos audiovisuais são elaborados por uma rede de profissionais: professores, pedagogos, especialistas nas áreas do conhecimento, jornalistas especializados e equipe técnica, que dialogam com as diretrizes curriculares da educação básica e com seus principais programas de aperfeiçoamento. Em sua programação, são exibidos diversos formatos audiovisuais como séries, animações e documentários nacionais e estrangeiros.

Também participou da reunião a presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), Maria Inês Fini. A ANEBHI é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento da educação híbrida em todas as etapas e modalidades da educação básica, modelo de ensino na maioria dos estados brasileiros durante a pandemia.

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