Dunas, cavernas, serras, cachoeiras, o rio Azuis, rio Palmas e o rio Sombra, uma exuberante fauna e flora são os elementos que compõem o cenário da pequena cidade de Aurora do Tocantins, na região sudeste do Tocantins, distante aproximadamente 500 km de Palmas.
Com potencial para o ecoturismo, algumas de suas belezas naturais, como as corredeiras ao longo do rio Palmas e trilhas pelas serras que ladeiam a cidade, são um convite especial aos amantes dos esportes de aventura. Campo fértil também aos estudiosos, visto que são mais de 200 cavernas catalogadas.
Mas ainda assim, com toda esta diversidade natural, é o menor rio da América Latina, o rio Azuis, com apenas 147 metros de águas cristalinas, o mais conhecido e visitado cartão-postal de Aurora.
Com a missão de contribuir com a preservação dos recursos hídricos deste importante polo turístico do Tocantins, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) finalizou as atividades do programa Educa Sanear, que refletem a responsabilidade socioambiental do órgão, responsável pelo abastecimento de água no município, com população estimada de 3.600 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016.
No programa Educa Sanear, a ATS leva aos municípios onde possui a concessão do serviço de abastecimento de água, ações voltadas à preservação ambiental, promoção da saúde e qualidade de vida à população. Nesta edição, representantes de outros três municípios do sudeste tocantinense participaram das atividades: Lavandeira, Novo Alegre e Combinado. Até novembro deste ano, mais 13 municípios serão contemplados de norte a sul do Tocantins.
Nesta região, a ATS tem desenvolvido ainda o programa Água para Todos, com o objetivo de reduzir os efeitos da severa estiagem que castiga a região há anos. As cisternas de polietileno com capacidade para armazenar 16 mil litros de água e as pequenas barragens auxiliam as famílias da zona rural a guardar e reutilizar a água da chuva. Com Educa Sanear, o Água para Todos e a perfuração de poços artesianos, o Governo do Tocantins promove mais qualidade de vidas às comunidades da zona urbana e rural.
Segunda edição
No primeiro dia do evento, crianças das séries iniciais da rede municipal participaram do cinema educativo e de um bate-papo descontraído que atraíram olhares curiosos. Os pequenos assistiram atentamente ao filme do personagem Peixonauta, um agente secreto da OSTRA (Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental). Ao fim das atividades, os alunos apresentaram redações e desenhos com o tema água. Os trabalhos que se destacaram foram premiados.
Nas palestras, os profissionais buscam despertar nos participantes atitudes ecológicas conscientes na forma como se relacionam com o ambiente em que vivem. Vanessa Barbosa, 17 anos, é estudante do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino e participou de toda programação no segundo dia do evento, e afirma ter ficado surpresa com atitudes prejudiciais que passavam despercebidas por ela em seu dia a dia. “As pessoas esperam muito dos jovens.
A minha geração e a que está vindo, estamos no século XXI, nós temos que abrir mais os olhos e parar de poluir e ter a conscientização que a natureza é muito bonita para ser estragada por coisas banais, como jogar lixo”, enfatizou.
“Eu percebi que essa fase de adolescência não tem tanta preocupação com isso. Porém com o que vimos hoje, podemos abrir nossos olhos e olhar a cidade de Aurora como uma linda cidade, que existem muitas paisagens naturais e que devemos cuidar para que nossos filhos tenham a oportunidade de ver e viver o que vivemos hoje”, refletiu o estudante João Pedro Ribeiro, 15 anos.
Ao final do evento, os participantes receberam kits compostos por vários itens como mochila, apostila, camisa, chaveiro e squeeze. Além disto, receberam certificados de participação com carga horária de 8 horas. Uma das multiplicadoras, a servidora municipal Eronildes de Bastos, que há vinte anos trabalha como agente de saúde no município saiu do evento com uma nova perspectiva.
“São tantas coisas, que às vezes a gente faz todo dia e permanece, mas pode ser corrigido. Uma torneira pingando, parece que é pouquinha coisa, mas àquela coisinha pouca faz tanta diferença. Foi muito proveitosa essa palestra. Às vezes a gente deixa a desejar, por exemplo, lavar o carro, uma calçada. Em relação a molhar o jardim, hoje achei superimportante, porque eu molho em qualquer hora do dia sem saber qual horário certo, porque até a própria planta não recebe a água que precisa”, afirmou a agente de saúde.
O presidente do órgão Eder Fernandes comemora os resultados dessa edição em Aurora, cujo público foi de cerca de 600 pessoas. “Ficamos muito satisfeitos tendo em vista o grande número de pessoas alcançadas pelo programa, tanto no primeiro dia com o cinema ambiental para as crianças, a caminhada ecológica com os adolescentes, quanto no segundo dia com as palestras e oficinas para os adultos. Estamos animados, já pensando na terceira edição e, com certeza, tudo isso que foi plantado em Aurora, será colhido em breve com as pessoas mais conscientizadas quanto à necessidade de cuidar do meio ambiente, de preservar as nascentes e de economizar água”, ponderou.
Cronograma
Crixás, ao sul do Estado, recebe no próximo mês a terceira edição do programa. Outros municípios serão contemplados até o final deste ano, são eles: Riachinho, Divinópolis, Sampaio, Bernardo Sayão, Brasilândia, Recursolândia, Jaú do Tocantins, Santa Tereza, Santa Rosa, Novo Jardim e Lizarda.
Realizado a partir de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Educa Sanear tem ainda como parceiros: Secretaria de Saúde, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Defesa Civil.