A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou na manhã desta terça-feira, 17, da Agenda Cidadã promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon). O evento aconteceu no auditório da Universidade de Gurupi (UnirG), com o tema “TCE, Cidadania e Gestão Pública”, e tem como objetivo promover oportunidades aos gestores municipais de adquirir conhecimentos essenciais e estratégicos para uma administração mais eficiente e transparente nos municípios.
A prefeita Josi Nunes ressaltou que as regras estão em constantes mudanças e que os prefeitos, secretários municipais, contadores, precisam estar atualizados e a Agenda Cidadã é uma oportunidade para integração e busca de conhecimentos. Comentou que embora o TCE tenha o papel de fiscalizar, também tem uma grande visão pedagógica e integradora.
“Quero parabenizar o Tribunal de Contas do Estado por ter essa visão pedagógica, mais integradora, e não apenas punitiva, isso é fundamental. Fico feliz em sediarmos a Agenda Cidadã que traz informações importantes para a comunidade. Quanto mais conhecimento, mais oportunidades de fazermos uma gestão eficaz e para isso precisamos estar abertos a aprender sempre”, destacou.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, André Luiz de Matos Gonçalves, reforçou sobre o papel fiscalizador e pedagógico da Corte. Destacou que o TCE compreende as dificuldades que os gestores públicos atravessam para cumprir as metas e entregar à comunidade os direitos básicos. Salientou que o conhecimento adquirido nesses encontros é fundamental para o aprimoramento das habilidades na gestão das contas públicas.
Agenda Cidadã
O evento realizado em Gurupi é o segundo encontro da 15ª edição do Agenda Cidadã, que tem como temática “TCE, Cidadania e Gestão Pública”. O evento é direcionado a prefeitos, vereadores, secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, advogados e contadores dos municípios, conselhos e população em geral.
A ação faz parte do Plano Anual de Formação e Capacitação (PAFC) da Corte de Contas e a programação conta com palestras, oficinas, painéis, debates e atendimento aos jurisdicionados da Segunda Relatoria da Corte.
Participam da Agenda Cidadã os prefeitos dos municípios da região sul, vereadores de Gurupi, secretários municipais, contadores, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Diogo Borges.