Álvaro Rocha de Alencar, de 77 anos, reside em Gurupi desde 2000, já realizou mais de quatrocentas cirurgias das lesões decorrentes do câncer de colo do útero
No último dia 9 de março, Dr. Álvaro Alencar foi homenageado com o reconhecimento do título de Cidadão Gurupiense, no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, conheça mais sobre sua trajetória no município.
Álvaro Rocha de Alencar, mais conhecido como Dr. Álvaro, nasceu em 12 março de 1943 na cidade de Maceió, estado de Alagoas. Formado em Medicina desde 1974, Álvaro estudou na Universidade Federal de Pernambuco, Presbítero da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira na cidade de Gurupi.
Após anos de sua formação, mudou-se para a Capital da Amizade em janeiro de 2000, já trabalhando no postinho de saúde Sol Nascente, por 16 anos. Voltando aos anos 2000, Álvaro por ser especialista em ginecologia, com registros no CRM TO e CFM.
Foi escolhido para participar de um curso no INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Rio de Janeiro, representando o município de Gurupi para o tratamento de lesões precursoras do câncer de colo do útero. Após esse período conseguiu realizar mais de quatrocentas cirurgias de lesões precursoras do câncer de colo de útero.
No ano de 2003, Dr. Álvaro foi aprovado no concurso público da Prefeitura Municipal de Gurupi e assim continuou a atender na UBS Sol Nascente, onde se aposentou em junho de 2014, pela compulsória de ter mais de 70 anos.
Em 2005, participou de um curso em Palmas – TO, para o tratamento do tabagismo (parar de fumar), trabalho esse que Dr. Álvaro realiza há mais de 14 anos. Participaram dos grupos nesse período mais de oitocentas pessoas, tanto homens quanto mulheres. O índice de abandono do tabagismo girou em torno de 70%.
Já em 2008, em agosto, iniciou o internato no 9º período de Medicina da UnirG, começado pela UBS Sol Nascente, como seu primeiro preceptor desse internato. Em 2010, realizou durante 4 meses no quartel da 4º BPM da cidade de Gurupi, onde de 9 policiais militares que participaram, 7 deles deixaram o vício em cigarros, inclusive o comandante da polícia na época.
Em abril de 2010, Dr. Álvaro foi convidado pela reitora da UnirG para ministrar como professor do Revalida, a matéria Clínica Médica para 52 médicos formados no exterior, inclusive uma aluna que realizou o curso na China, em mandarim, fazendo amigos e sendo um dos únicos professores convidados para a confraternização ao término do curso.
No mês de março do ano de 2016, foi requisitado pela COREME (Comissão de Residência Médica), para assumir a preceptoria em residência médica da UnirG de março/2016 à março/2018, supervisionando as atividades residentes R1 e R2, na UBS João Manoel, ministrando aulas conforme os conteúdos previstos no programa de residência médica, como pioneiro dessa residência médica de Gurupi.
Durante mais de 15 anos, Dr. Álvaro atua como voluntário sem qualquer obrigação e nenhuma remuneração, dando assistência médica ao centro de convivência dos idosos (Abrigo dos Idosos), assinando todas as requisições de exames e medicamentos.
Há 6 anos, ele faz parte também do Conselho Municipal de Saúde. Atualmente, Dr. Álvaro atende na nova UBS Nova Fronteira, em Gurupi, “até quando o senhor nosso Deus assim me permitir”, afirmou Dr. Álvaro. “Muito obrigado Deus pelo cuidado comigo e com minha família”, finalizou ele.