Maioria dos prefeitos aptos à reeleição se mantém no cargo; ATM destaca continuidade de projetos nos municípios.
As Eleições Municipais 2024 definiram neste domingo, 06, prefeitos e vereadores de 138 Municipios tocantinenses. Dos 89 prefeitos aptos a reeleição, 77 se reelegeram, e dos 50 que já são reeleitos, 31 conseguiram fazer sucessores. Os dados são da Associação Tocantinense de Municipios (ATM).
O presidente da entidade municipalista, o prefeito de Talismã, Diogo Borges, expressa que as urnas reconheceram a boa governança nos Municipios. “Ao todo, foram 108 Municipios que deram continuidade aos projetos em andamento, entre reeleitos e sucessores. Parabenizar eleitores e prefeitos eleitos, os Municípios ganham com essa confiança”, disse.
Em oito municípios tocantinenses houveram apenas um candidato a prefeito: Abreulândia, Crixás do Tocantins, Goianorte, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Sucupira, Tupirama e Tupiratins. Apenas eleitores do município de Palmas retornam às urnas nestas eleições Municipais, dia 27 de outubro, quando haverá segundo turno.
A ATM revela que a entidade municipalista realizará a segunda edição do Encontro Tocantinense de Novos Gestores, previsto para o início de 2025. O evento é direcionado aos(as) prefeitos(as) eleitos(as) em 2024, e visa proporcionar encontro inicial entre os gestores eleitos, a fim de apresentá-los e engajá-los ao Movimento Municipalista, bem como orientá-los sobre pautas relacionadas à Gestão Municipal e às relações federativas entre os entes governamentais.