Levantamento foi divulgado pela universidade após a publicação do resultado final. Sete em cada dez nasceram no Tocantins e oito em cada dez já moravam no estado.
Pouco mais de 20% dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Tocantins para o primeiro semestre de 2019 têm menos de 18 anos. A informação foi divulgada pela UFT em um levantamento sobre o perfil dos novos universitários. O resultado foi publicado na semana passada. A parcela com mais de 40 anos representa menos de 4% do total.
Outro dado que chama a atenção é que sete em cada dez aprovados nasceram no Tocantins e oito em cada dez já moravam no estado. A vice-reitora da instituição, Ana Lúcia de Medeiros, comentou o resultado.
“Entendemos que a universidade é pública, que ela tem que atender a todo Brasil e em nível internacional também, mas percebemos que com o Sisu a universidade se descolou da questão regional e quando retomamos como forma de ingresso o vestibular, nós queríamos exatamente isso: que a Universidade tivesse a cara do estado”, diz ela.
A maioria dos futuros estudantes são do sexo feminino. Um percentual de 52,99%, enquanto os homens representam 47,01%.
O próximo vestibular da universidade já está com o edital publicado. Serão mais de 700 vagas para o segundo semestre deste ano.