O escritor e editor gurupiense Eliosmar Veloso, divulgou na tarde de terça-feira (24), a relação dos autores com os respectivos trabalhos selecionados que vão compor o Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins-2019, que deve ser lançado durante a programação de aniversário de Gurupi, em novembro próximo.
A edição dessa obra que rem por objetivo dar mais visibilidade à produção literária tocantinense, conta com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, além da Câmara de Vereadores.A secretária de Cultura de Gurupi, professora Zenaide Dias da Costa, destaca que o surgimento do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins-2019, é uma grande iniciativa, pois graças a essa publicação, a produção literária contemporânea tocantinense ganha mais evidência e propicia a um número bastante amplo de leitores, não só no Tocantins, mas em outras localidades do Brasil e até do exterior, a conhecer um pouco mais da literatura do mais novo Estado da Federação.
Para o Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins-2019 foram selecionados trabalhos de 46 participantes de 16 cidades, que vão participar com 154 textos em prosa e em verso. A cidade tocantinense com o maior número de participante é Tocantinópolis, com 9 autores, seguida por Gurupi, com 8, Palmas e Araguaína, com 7 cada e Filadélfia, com 3. As demais cidades participam com 1 ou 2 autores. Fizeram parte da comissão de Seleção, o poeta e jornalista Zacarias Martins, da Academia Tocantinense de Letras, a poetisa Ana Márcia Barros, da Academia Gurupiense de Letras, além do próprio Eliosmar Veloso.
Pujança literária
Para o organizador da obra, Eliosmar Veloso, o Anuário de 2019 vai propiciar a apresentação de trabalhos com seus diferentes estilos e gêneros, que exteriorizarão a criatividade, a sensibilidade e, acima de tudo, a pujança do fazer literário no Estado caçula do Brasil, destacando que mesmo o Tocantins sendo ainda um Estado novo, já possui uma identidade literária pujante, onde vários autores se destacam.