logo

Diretorias Regionais de Educação promovem formação do Censo Escolar para escolas estaduais, municipais e particulares

A primeira fase do recenseamento obrigatório para as escolas encerra-se em 31 de julho

As 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão realizando, neste mês de junho, a formação do Censo Escolar 2019. A capacitação é voltada para os servidores das escolas estaduais e municipais que são responsáveis por cadastrar as informações das escolas no sistema Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e no Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

O objetivo do treinamento é garantir que os dados sejam cadastrados corretamente pelas escolas do Tocantins. Os multiplicadores das DREs, que estão ministrando as formações, participaram, no mês de maio, em Palmas, de um encontro de atualização das mudanças do Educacenso, promovido pelo setor de Estatísticas e Informações Educacionais da Seduc.

Na DRE de Dianópolis, a capacitação atendeu também os secretários municipais de educação da região, além dos secretários das unidades escolares estaduais, municipais e particulares. Para Vanúsia Evangelista dos Santos Vieira, responsável pelo Censo no Colégio Estadual Professor Aureliano, de Taguatinga, a formação possibilitou esclarecimento das dúvidas, trocas de experiências e de muito aprendizado.

“A capacitação nos proporciona sempre um novo olhar para o mesmo porque por mais experiência que se tenha, sempre há coisas novas a serem aprendidas. As formadoras, com muita competência, repassaram todas as informações necessárias acerca do assunto, sanando as dúvidas e se colocando à disposição ao que for necessário. Estão sendo dois dias de muito conhecimento e esclarecimento.”

No extremo norte, a Regional de Educação em Tocantinópolis capacitou servidores de escolas de 11 municípios, incluindo os técnicos censitários das unidades escolares indígenas e das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

Na avaliação da assistente administrativa da Creche Municipal Gercina Borges Teixeira, de Tocantinópolis, Carmem Lucia da Silva, a capacitação foi esclarecedora. “Todo o preenchimento foi demonstrando passo a passo e sanadas as dúvidas para que possamos realizar nosso trabalho com sucesso. Outo ponto importante foi a socialização das falhas ocorridas em anos anteriores. Desta forma evitamos erros futuros”, frisou.

O Censo Escolar

A etapa inicial do Censo Escolar 2019 termina em 31 de julho. Até esta data, todas as escolas de educação básica do Brasil, públicas e particulares, devem prestar informações referentes às matrículas, turmas, alunos e profissionais.

O recenseamento é realizado anualmente pelo Inep. Com base nas informações declaradas, são calculados e definidos os subsídios para o repasse de recursos do Governo Federal às escolas. O Censo também é fundamental para orientar as políticas públicas de educação no Brasil.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.