A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi realizou, entre os dias 31 de agosto e primeiro de setembro, aulas do 15º módulo do Programa Introdutor de Formação Profissional em Serviços dos Funcionários da Educação Básica Pública (Profuncionário). O curso está em sua 5ª edição. As aulas começaram em 2014 e terminam em dezembro de 2016. Neste período, os cursistas devem ter participado dos 21 módulos.
As aulas são ministradas a cada 15 dias e divididas por quatro turmas: Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Multimeios Didáticos, Técnico em Infraestrutura Escolar e Técnico em Alimentação. Ao todo, participam da formação um total de 58 cursistas das redes municipal e estadual de ensino das cidades de Aliança, Alvorada, Crixás, Dueré e Gurupi.
De acordo com os cursistas, o Profuncionário é transformador tanto em âmbito profissional quanto pessoal. A secretária da Escola Municipal Duque de Caxias, de Aliança, Cintia Ribeiro Luis, participa da formação e diz que aprendeu muito com as aulas. “Com relação à função específica em que eu estou, teve muito proveito, porque acrescentou mais no meu conhecimento. Tive um bom proveito das aulas, o que contribuiu muito para o meu trabalho”, ponderou.
Tutora responsável pela formação, Rosimeire da Silva Pereira ressalta que o programa é oferecido para os funcionários não docentes das escolas, como auxiliares de serviços gerais, vigias, merendeiras e auxiliares. “O Profuncionário, como programa de servidores não docentes, além de capacitar e trazer novos conhecimentos que se refletem diretamente na prática na escola, trabalha muito a questão da autovalorização, da autoestima, e do pertencimento enquanto educador no espaço escolar”, destacou.
A 5ª edição do Profuncionário está em fase final e os tutores já estão fazendo levantamento de demanda dos interessados para a próxima, que está com aula inaugural prevista para dezembro deste ano para sete turmas.
Profuncionário
O Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública (Profuncionário) é voltado para qualificar os servidores administrativos das escolas, em habilitação compatível com sua atividade, na modalidade da Educação a Distância (EAD). Ele obedece ao disposto no artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e ao disposto no parágrafo único do artigo 62-A da Lei de Diretrizes e Bases, por meio do qual a profissionalização tornou-se direito de todos os funcionários da educação.