Técnicas de alimentação escolar e nutricionista da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi realizaram nesta sexta-feira, 7, uma capacitação sobre manipulação de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Participaram da formação cerca de 150 merendeiras de escolas das 17 cidades ligadas à Diretoria.
De acordo com a nutricionista Camila Helena da Silva Barros, o objetivo principal do curso foi capacitar os profissionais na área de alimentação escolar quanto aos procedimentos de boas práticas na produção e manipulação de alimentos, de acordo com a legislação sanitária vigente. Além disso, buscou-se orientar esses trabalhadores sobre as formas adequadas e higiênicas de manuseio, armazenamento e todo o processo que envolve a cadeia produtiva de alimentos.
A diretora Regional de Educação de Gurupi, Sonia Maria Dal Molin Machado, ressaltou o quão sério é o trabalho das merendeiras. Segundo a gestora, a manipulação dos alimentos nas cantinas das escolas deve ser realizada com muito carinho e muito zelo. “Vocês dão aos alunos a oportunidade de se nutrirem e, assim, terem melhores condições de aprendizagem, pois criança com fome não aprende”, avaliou.
A nutricionista da DRE de Gurupi, Camila Helena da Silva Barros, ressaltou que a capacitação foi idealizada por toda equipe do setor de alimentação escolar da Diretoria. “O Programa Nacional de Alimentação Escolar atende anualmente milhares de alunos e os padrões de qualidade devem ser alcançados para atingir alimentos seguros, pois as crianças são mais suscetíveis a doenças transmitidas por alimentos (DTA) porque ainda não possuem o sistema imunológico totalmente desenvolvido. Acreditamos também que as capacitações são formas de promoção de saúde”, finalizou.