Diretoria do Hospital Dom Orione participa de reunião com ministra da Saúde

logo

Conecte conosco

Diretoria do Hospital Dom Orione participa de reunião com ministra da Saúde

Juntamente com representantes da CMB foi discutida uma série de assuntos de relevância para a saúde do país.

Na tarde de quarta-feira (11/01), o diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Bruno Rodrigues, o superintendente executivo, Osvair Cunha, juntamente com uma comitiva da CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos), participou de uma audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. A reunião é uma iniciativa da CMB para discutir assuntos emergentes sobre a situação dos hospitais filantrópicos, responsáveis por mais de 50% dos atendimentos de média complexidade do SUS e mais de 70% de alta complexidade em todo o país.

Dentre os assuntos discutidos, esteve a Lei Complementar nº 197/2022, que destina recursos de até R$ 2 bilhões às entidades privadas sem fins lucrativos que prestam serviços complementares ao SUS. De acordo com a Ministra da Saúde, a portaria que trata do recurso será acordada em reunião da Comissão Tripartite Nacional, no dia 26 deste mês.

Além disso, ficou acordado que o setor, por meio da CMB, participará de um Grupo de Trabalho, criado pelo Ministério da Saúde, em busca das soluções para os problemas enfrentados pela rede filantrópica e do incremento de políticas a serem priorizadas no atual governo.

Padre Bruno, que também é presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Tocantins, avaliou a audiência como positiva. “Percebemos o reconhecimento, por parte da ministra, do importante trabalho realizado pelo setor filantrópico na prestação de serviços de saúde em todo o país. Contamos com o apoio do Ministério da Saúde para que as instituições filantrópicas possam continuar avançando nos atendimentos ofertados à população”, destacou o presidente.

Filantropia

O Hospital Dom Orione é uma instituição filantrópica credenciada no Sistema Único de Saúde (SUS) como entidade beneficente de assistência social com a finalidade de prestação de serviços na área da saúde. Mais de 60% dos atendimentos são destinados a usuários do SUS. Dentre as especialidades atendidas pelo SUS, destacam-se a Obstetrícia, a Neonatologia e a Cirurgia Cardíaca. Pelo SUS, também são realizados outros atendimentos, como cirurgias diversas, exames e serviços de diagnóstico e terapia.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA