A Prefeitura de Gurupi, por meio da Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em parceria com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou nos dias 23 e 24 de outubro de a Operação “Recicla Certo”. A ação teve o intuito de instruir e notificar o mercado de trabalho relacionado aos Catadores e Comerciantes de Materiais Recicláveis quanto a práticas corretas de reciclagem.
Segundo a Diretoria de Meio Ambiente, a ação é necessária para coibir a invasão e catação desses materiais no Aterro Sanitário do município. “Ao mesmo tempo, a Diretoria buscou orientar sobre a importância de os catadores deixarem de utilizar os meios ilegais para exercer sua atividade; quais práticas devem adotar visando à garantia do trabalho com a menor exposição da saúde, com práticas mais seguras”, explicou a diretora municipal de meio ambiente Asafe Gomes.
A ação também visou notificar os comerciantes e compradores de materiais recicláveis, uma vez que estes são considerados como os responsáveis para a Manutenção do Comércio da Reciclagem. Os citados comerciantes serão orientados sobre a necessidade em apresentar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que se trata de documento técnico que identifica as tipologias e técnicas de manejo ambientalmente adequadas em cada etapa do processo da atividade até o envio dos materiais aos centros industriais de reciclagem.
“Esta ação é uma das fiscalizações realizadas pela Diretoria de Meio Ambiente em conjunto com a Polícia Militar Ambiental e será dada continuidade nas fiscalizações as demais atividades que comprometam o meio ambiente do município”, destacou a diretora.