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Diretores e servidores prisionais do Tocantins participam de cursos sobre inteligência emocional e liderança

Os temas foram customizados para a vivência dentro dos presídios com o objetivo de aprimorar o desempenho dos agentes e estimular a liderança e motivação dos gestores

Tocantins recebe entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro cursos voltados à formação de diretores e agentes penitenciários nas áreas de liderança e inteligência emocional. A iniciativa é da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (ESGEPEN), Secretaria da Cidadania e Justiça (SECIJU) e Governo do Tocantins, com o apoio da Embrasil Serviços, empresa cogestora da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas e da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) em Araguaína que inscreveu todo seu quadro funcional nos treinamentos.

O curso “Liderança e Motivação dos Sistemas Penitenciário e Prisional” acontece nos dias 27 e 28 de janeiro e tem como foco os diretores das unidades prisionais do Estado. Para Bruno Lopes, especialista em Gestão Pública e instrutor dos cursos, o ambiente prisional pode influenciar na desmotivação da equipe.

 Por isso, é importante ter líderes capacitados a manter o ânimo dos agentes. “Nos cursos, oferecemos ferramentas que a direção pode aplicar no seu dia a dia, seja numa resolução de conflitos, em uma mediação ou ainda no desenvolvimento de colaboradores, todas elas convergindo para alcançar os resultados e objetivos traçados”, destaca.

Já o curso “Inteligência Emocional nas Rotinas Penitenciárias”, que acontece de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, tem como foco os agentes e servidores públicos ou privados que trabalham nas unidades prisionais do TO. Nele, a intenção é ‘despressurizar’ a carga emocional dos agentes e promover o autoconhecimento, levando ao entendimento do outro, no caso, dos internos. “O resultado mais interessante relatado por grande parte dos alunos é o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Para além disso, há significativa mudança na forma com que os alunos passam a administrar suas relações, pois uma vez que têm consciência do que sentem e como reagem, torna-se mais fácil o processo de identificar como o outro está e do que ele precisa”, explica Lopes.

Para o gerente de ressocialização da Embrasil Serviços, Alexandre Calixto, a iniciativa é parte importante do modelo de cogestão da empresa, que preza pela qualificação dos funcionários, visando sempre a melhoria dos serviços prestados e o bem-estar do quadro funcional. “Todos os profissionais que atuam nesse segmento precisam estar bem emocionalmente para conseguir lidar com os desafios do dia a dia e também transmitir essa inteligência emocional para os reeducandos, melhorando as relações entre agentes e apenados”, finaliza.

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