logo

Conecte conosco

Dia Nacional do Câncer Infantojuvenil: 80% dos casos têm cura se tiverem diagnóstico precoce

A cada ano, mais de 12 mil novos casos são diagnosticados no Brasil

O câncer infantojuvenil tem origem genética, portanto não há como ser prevenido, o que difere do adulto. Mas é o diagnóstico precoce da doença que possibilita 80% de chances de cura. A atenção a esse cuidado é celebrada no dia 23 de novembro, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

Os tipos de cânceres mais frequentes nas crianças são as leucemias, os do sistema nervoso central e linfomas. No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, excluindo causas externas.

A cada ano, mais de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

 Principais sinais

Vários sinais e sintomas podem ser de alerta para o câncer infantil, como: palidez cutânea, hematomas ou sangramento, dor óssea, caroços ou inchaços, perda de peso sem explicação, tosse persistente, alterações nos olhos, inchaço abdominal, dores de cabeça persistentes ou graves associados a vômitos, dor em membros e inchaço sem traumas.

A oncopediatra da Acreditar Tocantins, Maria Tereza Ferreira Albuquerque, chama atenção para as características desses sinais.

“Caso esses sintomas persistam, eles devem ser investigados por um médico especialista o mais rápido possível. É sempre importante que os pais ou responsáveis observem esses sinais de alerta”, explica a médica.

Sucesso no tratamento

O avanço no tratamento contra o câncer tem sido fundamental para o sucesso na cura.

O Ministério da Saúde ressalta que em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

 “Levar a criança ao pediatra regularmente é uma das formas de manter a vigilância”, afirma a Maria Tereza.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA