Nesta quarta-feira, 24, é o Dia Mundial da Tuberculose, uma data para mobilização ao combate desta doença que é uma das mais antigas, mas que ainda faz muitas vítimas. Em 2020, em Gurupi foram notificados 16 casos e nestes primeiros três meses de 2021 já foram notificados 08 casos de pessoas com a tuberculose.
Em Gurupi, a Policlínica é a referência para o tratamento da doença. Segundo a Coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose, Ariele Urzêdo, algumas ações já foram realizadas, como reuniões com os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde para entrega de materiais informativos, coletores para os exames e orientações sobre como proceder em casos de pacientes com os sintomas da doença.
Ariele explica como é o fluxograma de identificação e tratamento da tuberculose. Primeiro é feita a identificação do sintomático respiratório, geralmente, pelos Agentes Comunitários de Saúde e os pacientes são orientados a procurar a Unidade Básica de Saúde para o atendimento de enfermagem; é feita a solicitação para o exame de diagnóstico na Policlínica. Se houver resultado negativo sem sintomas, é apenas feito orientações, se houver resultado negativo com sintomas, a pessoa é avaliada pelo médico. Se a pessoa receber resultado positivo ela é encaminhada ao tratamento na unidade de referência, que segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Sintomas e transmissão
O médico pneumologista que acompanha o tratamento dos pacientes diagnosticados, Luciano Marques, alerta sobre o aumento acentuado da doença, em especial neste período de pandemia, em que o foco se voltou ao Coronavírus. Ele comentou que caso apareça uma tosse que persista por mais de 15 dias deve ser investigada. Outros sintomas citados pelo médico são o cansaço excessivo e falta de apetite.
Marques comentou que o diagnóstico da doença é feito por meio do exame de escarro e raio-x do pulmão. A transmissão ocorre por meio da saliva expelida no espirro e na tosse. A falta de higiene dos ambientes é propícia à contaminação.
Ele destacou que os cuidados para evitar a Covid-19, como o uso de máscaras, também ajuda na prevenção à tuberculose, assim como o isolamento social e todas as medidas de higiene.
Tuberculose
A Tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a Saúde Pública, pois é essa forma, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.