Numa parceria exitosa da Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Educação e a colaboração da Assistência Social, envolvendo, ainda, o polo da Universidade da Maturidade (UMA) Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Tocantínia, marcou, em grande estilo, a passagem comemorativa ao Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa.
As atividades alusivas a essa comemoração aconteceram na sexta-feira, dia 30 de outubro, na Praça Valperino Gomes De Oliveira, e contou ainda com a participação dos idosos assistidos pelo CRAS e também aberto à comunidade em geral.
Os idosos participaram de momento devocional nas dependências do Centro de Referência do Projeto Leitura Viva, que fica na praça, também tiveram momentos de atividades físicas, culminando com uma animada caminhada no entorno da praça. Para completar a animação dos idosos, teve o dia do abraço grátis.
A coordenadora do Polo da UMA de Tocantínia, Aragoneide Martins Barros, agradeceu a participação e apoio de todos os profissionais envolvidos nessa ação que busca prestigiar a pessoa idosa do município, criando momentos de alegria, companheirismo e de muito afeto.
Espaço de convivência
O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Goveia, explica que a Universidade da Maturidade em Tocantínia, é um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno para a pessoa idosa, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico.
A Universidade da Maturidade conta com três polos em Tocantínia: um na zona urbana, outro num assentamento rural e o terceiro, numa aldeia indígena, sendo a primeira iniciativa desse gênero em todo o Brasil.