Alunos indígenas do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã, formaram o público alvo de uma roda de conversa realizada na terça-feira, 19, pela Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para celebrar o Dia da Consciência Negra.
Essa iniciativa integra um leque de ações contempladas pelo Projeto Leitura Viva de estímulo à leitura e a produção textual.
Fátima Rodrigues Rosa, professora responsável pela ação disse que o momento foi de grande importância para estimular produções textuais que irão compor a futura coletânea da rede de ensino e que também, propicia a abertura para a produção de textos não somente dos alunos rede municipal de ensino, mas, também, para toda a comunidade.
Sobre o Leitura Viva
O Projeto Leitura Viva colocado em prática pela Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia, tem como objetivo estimular o hábito da leitura, tornando-a algo prazeroso e não obrigatório. Ele também visa aguçar a imaginação e ampliar o vocabulário das crianças.
O projeto Leitura Viva pode contribuir para a formação do cidadão-leitor-escritor, inserindo-o no mundo atual como sujeito ativo de sua cultura e sua história.
Os projetos de leitura são uma metodologia ativa de ensino que provoca a capacidade de análise e de intervenção. Eles também permitem que os estudantes compreendam os problemas do mundo real e busquem formas de solucioná-los.