Detentos entram em confronto dentro de presídio em Cariri do Tocantins

logo

Conecte conosco

Detentos entram em confronto dentro de presídio em Cariri do Tocantins

Desentendimentos teriam começado após parte dos presos organizarem uma greve de fome e outro grupo ter se recusado a aderir.

Detentos do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, na região sul do estado entraram em confronto nesta segunda-feira (19). O tumulto teria começado após um grupo de presos organizar uma greve de fome para protestar contra as condições dentro da unidade e o outro grupo se recusar a participar.

Vídeos feitos de dentro do presídio e que circulam nas redes sociais mostram que parte de um muro foi quebrado e pedaços de concreto foram usados como armas e atirados de um lado para o outro do muro. O telhado de um dos pavilhões também aparece bastante danificado nas imagens.

Presidiários jogam concreto para fora do muro de presídio em Carirí — Foto: Reprodução

A Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) que administra o sistema prisional, informou que o principio de motim foi controlado. Disse ainda que a “segurança reestabelecida na unidade” e que não houve mortes no confronto. Não foi divulgada nenhuma informação sobre se há feridos.

A nota diz ainda que “todas as celas estão sendo revistadas para garantir o bom funcionamento da unidade prisional”.

Confusãp em presídio de Carirí — Foto: Reprodução

Confusãp em presídio de Carirí — Foto: Reprodução

Manifestações em outras unidades

Na frente de outros presídios do Tocantins, como o Barra da Grota, em Araguaína, e a Cadeia Pública de Miranorte, e a Casa de Prisão Provisória de Palmas houve manifestações. A mobilização foi organizada por parentes de presos que pedem a volta das visitas, suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus desde o dia 14 de março. Também houve reivindicações relacionadas a alimentação que os presos recebem.

Um grupo também protestou em frente ao Palácio Araguaia, sede do governo do Tocantins, em Palmas. Os familiares estiveram na Praça dos Girassóis com cartazes e faixas.

Sobre as manifestações, a Seciju disse que “o Plano de Retomada Progressiva das visitas sociais no Sistema Penal foi concluído. O documento foi encaminhado ao Conselho Penitenciário Estadual para conhecimento dos demais Órgãos do Sistema de Justiça que atuam na Execução Penal”.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA